CIDADE

Situação de emergência para a safra de milho pode ser decretada nesta 6ª

Publicado em 17/06/2021 às 18:44Atualizado em 18/12/2022 às 14:44
Compartilhar

Foto/Divulgação

Secretário municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, José Geraldo Celani; o agrônomo Salvador Miziara e o extensionista agropecuário da Emater, Petrônio José da Silva, em lavoura de milho

Em reunião virtual nesta semana, membros do Conselho Gestor de Previsão de Safra em Uberaba confirmaram significativos prejuízos na atual lavoura de milho safrinha, cravando perdas de até 60%, em média. Diante disto, irão enviar à prefeita Elisa Araújo documento reiterando a necessidade de decretação de Situação de Emergência para a cultura no Município. A expectativa é que a publicação ocorra ainda nesta sexta-feira.

A avaliação da safra contou com representantes da Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri), Emater, Epamig, Embrapa e IBGE. Em detalhados relatos de suas visitas às lavouras de milho safrinha, os técnicos confirmaram os grandes prejuízos desta cultura, decorrentes da falta de chuvas. “As plantas não cresceram e, com isto, não houve formação esperada da espiga e, consequentemente, dos grãos”, disse o agrônomo Salvador Miziara, da Sagri, enquanto que Petrônio José da Silva, extensionista agropecuário da Emater, relatou que um produtor perdeu uma lavoura inteira, com 400 hectares plantados de milho.

Ao final, o percentual médio apurado pelo Conselho Gestor foi de 60% de perdas no milho safrinha 2021 em Uberaba. Agora, de acordo com Guilhermina Severino, coordenadora regional da Emater, o grupo produziu documento, ainda nessa quinta-feira (17), relatando a porcentagem de perda, a queda na produtividade (de 6 mil quilos esperados para 2.400, em média) e os dados pluviométricos (pelo menos três estações), demonstrando a escassez de chuvas no período do referido plantio e evolução da lavoura. “Diante de tais fatos, estamos recomendando que a chefe do Executivo decrete Situação de Emergência para lavouras da safrinha em Uberaba, especialmente as de milho”, frisou Guilhermina. Ela destaca que, no mais tardar, hoje, o documento estará nas mãos da prefeita. Além de beneficiar os produtores, a coordenadora afirmou que o decreto é também importante para o Município no tocante às questões de abastecimento.

Segundo o secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani, na Prefeitura, a recomendação técnica será acolhida pela Procuradoria-Geral do Município (Proger) e a sua expectativa, diante de conversas com a prefeita Elisa Araújo, é de que o decreto de Situação de Emergência seja publicado no jornal Porta-Voz ainda nesta sexta-feira, dia 18. “Esperamos, com isto, criar meios para ajudar aqueles produtores que financiaram as suas lavouras de milho e, diante das perdas, vão solicitar o seguro agrícola, ou mesmo aqueles que pretendem renegociar dívidas com os bancos, ampliando prazos de quitação”, enfatizou Celani.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por