CIDADE

Sesurb prevê obras de viadutos da Cyrela e 050 prontas em 3 meses

Pedido de realinhamento de preços teria atrasado a execução das obras, sendo que, na 050, a implantação da passagem inferior teve início há mais de 3 anos

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 15/06/2021 às 18:35Atualizado em 18/12/2022 às 14:38
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Obra de passagem inferior da BR-050 está com mais de 90% concluída e aguarda fechamento de processo de realinhamento de valores para ser retomada

Após o acerto de novo realinhamento de valores com a construtora, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) aguarda a documentação necessária para a retomada das obras do viaduto de transposição da linha férrea da avenida Interbairros, financiado pela Cyrela, e da passagem inferior da BR-050, que interliga os bairros São Cristóvão e Recreio dos Bandeirantes. Ambos projetos são de responsabilidade da mesma empresa, que solicitou o ajuste de custos devido às alterações no preço dos materiais. Agora, os documentos estão em análise pela Secretaria de Administração (SAD).

De acordo com o secretário adjunto da Sesurb, Pedro Henrique Arduini, as obras acontecem desde o começo do ano no atual governo, mas em ritmo lento. Com o pedido de realinhamento, o trabalho tende a ficar mais moroso, já que o trâmite legal é complexo. Na passagem inferior da BR-050 faltam poucas etapas para concluir o projeto e a expectativa é de finalização em três meses, após a retomada das atividades.

“Nesta semana, chega a documentação avaliando os pleitos da empreiteira, e, nas próximas semanas, entendemos que serão retomadas as obras. Na BR-050 espera-se que sejam retomadas nas próximas semanas. Lá, para liberação da via, faltam só a execução da terraplanagem, a conformação da pista e a pavimentação. De obra, em torno de três a quatro semanas. Os prazos ficam travados pelas questões legais, mas eu acredito que, com a retomada, em três meses a gente acaba. Tem que terminar antes do período chuvoso, porque temos que fazer um aterro lá”, avalia o responsável.

Pedro Henrique declara que, normalmente, as empresas vencedoras das licitações que são de fora acabam apresentando quadro financeiro frágil e situações de realinhamento são insistentes, ainda mais no período pandêmico. Contudo, a intenção da pasta é agilizar o processo legal e garantir o cumprimento do novo prazo. Conforme contrato anterior, as obras teriam que ser concluídas em março deste ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por