CIDADE

Vacinação por faixa etária pode ser retomada ainda esta semana em Uberaba

Expansão da vacinação para pessoas com menos de 60 anos sem comorbidades foi autorizada pelo Ministério da Saúde

Gisele Barcelos
Publicado em 14/06/2021 às 20:44Atualizado em 18/12/2022 às 14:39
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Previsão do secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, é de que até o fim da semana comece a vacinar por faixa etária

A vacinação contra a Covid-19 por faixa de idade e sem comorbidades pode ser retomada até o fim desta semana, conforme previsão do secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo.

A expansão da vacinação para pessoas com menos de 60 anos sem comorbidades foi autorizada pelo Ministério da Saúde, no fim de maio. O documento definiu uma ordem de prioridade para vacinar trabalhadores de Educação no país e, na sequência da imunização desse grupo, liberou estados e municípios para oferecerem doses também por faixa etária a pessoas entre 18 e 59 anos sem comorbidades.

De acordo com o titular da Saúde, a imunização contra a Covid-19 em Uberaba está em um ritmo avançado. Ele salienta que os trabalhadores da Educação Infantil começaram na semana passada a receber a primeira dose e, ao longo desta semana, a expectativa é também atender os professores das outras séries.

Se não houver entraves, o secretário pondera que a vacinação por faixa etária para as pessoas sem doenças crônicas pode recomeçar até o fim desta semana. Segundo ele, o trabalho seria retomado pelo grupo de 59 anos, avançando de forma decrescente. “Vamos estudar como será o processo. Verificar se é possível fazer uma faixa etária por dia, porque agora a quantidade de pessoas aumenta bastante”, salienta.

Por outro lado, Uberlândia abriu na semana passada o cadastro para agendamento da vacinação para o público de 59 a 50 anos. Em nota, a Prefeitura da cidade vizinha informou que a convocação deste grupo será realizada em breve, a depender da disponibilidade de novas doses voltadas especificamente a esta faixa etária. 

Mais da metade das cidades no País começou a imunizar menores de 60

Mais da metade das cidades brasileiras já começou a imunização contra Covid-19 de pessoas abaixo de 60 anos sem comorbidades. Os números são de pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que ouviu 3.129 gestores municipais entre os dias 7 e 10 de junho.

Conforme o levantamento, 53% dos municípios consultados já começaram a avançar na vacinação por faixa etária para pessoas sem comorbidades. Desses, 71% estão vacinando pessoas acima de 55 anos; 19%, entre 50 e 55, e 9% já começaram a vacinar abaixo dessa faixa etária.

O levantamento também mostra que 47% dos municípios iniciaram a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. Uberaba começou a atender as grávidas e puérperas sem doenças crônicas na sexta-feira (11).

Um dado que reforça a preocupação dos gestores em relação a uma terceira onda no país é o aumento de casos confirmados de Covid-19. Nesta semana, 51,4% apontaram crescimento de pessoas infectadas. Em 28,4% dos municípios, o cenário se manteve estável. Já 15,3% apontaram queda.

Em relação ao número de óbitos pela doença, 26,6% apontaram aumento; 48%, estabilidade, e 20,2%, queda, nesta semana. As medidas de restrição de circulação ou atividades econômicas estão mantidas em 74,2% dos municípios pesquisados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por