CIDADE

CDL cobra providências para o trânsito da praça da Exposição

Comerciantes se dizem prejudicados com a impossibilidade de chegada à rotatória da avenida João XXIII, considerada uma via de entrada da cidade

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 11/06/2021 às 19:57Atualizado em 18/12/2022 às 13:50
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Avenida João XXIII não chega à rotatória, sendo desviada antes para a avenida Tonico dos Santos   

Comerciantes da região do Parque Fernando Costa, mais especificamente da avenida João XXIII, buscam alternativas para abrirem o acesso da via à praça Vicentino Rodrigues da Cunha e facilitar o movimento dos estabelecimentos. Para isso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) iniciou o contato com a Prefeitura para que projetos de trânsito no local sejam revistos, a fim de aprimorar a mobilidade urbana e, consequentemente, favorecer o comércio.

De acordo com o vice-presidente da entidade classista, Fernando Xavier, a “praça da exposição”, como é popularmente conhecida, é um dos principais complexos viários da cidade e merece maior atenção. A avenida João XXIII, teoricamente, é uma das entradas da rodovia para a cidade, mas os desvios para ruas paralelas tornam ineficiente o sistema de trânsito do local.

“Se for uma pessoa de fora, que não conhece a cidade, ela fica perdida. A gente que frequenta constantemente tem dificuldades e quem não conhece fica totalmente perdido. É uma avenida de entrada, mas na verdade não entra. É desviada para a Tonico do Santos ou Santa Beatriz. A gente tem uma expectativa muito grande para que esse gargalo seja resolvido”, relata o vice-presidente.

Fernando argumenta que a situação como está desfavorece os estabelecimentos da região e enfraquece o movimento popular, frente a tantos desvios subsequentes. Ao chegar ao Parque Fernando Costa, o motorista encontra mais dificuldades, já que o trânsito é lento, superlotado e ineficaz.

O representante da sigla afirma que existem falhas visíveis na estrutura do local e que tem sinalização positiva da Secretaria de Defesa Social (SDS) para a implantação de um projeto moderno, à espera do aval da prefeita Elisa Araújo.

“A CDL fez ofício ao secretário Glorivan para que tivesse um estudo para melhorar o trânsito, porque está muito complicado. O secretário atendeu a CDL de imediato, agendamos uma reunião com o superintendente de trânsito e estamos trabalhando em cima disso para que a Elisa olhe com bons olhos o projeto. É um gargalo muito grande, por exemplo, a avenida João XXIII não atravessar a praça [Vicentinho Rodrigues da Cunha]”, declara Fernando.

Segundo ele, SDS e CDL já se reuniram e o projeto de mobilidade urbana já está pronto. O esqueleto traz a semaforização completa da rotatória em frente ao Parque Fernando Costa, com o intuito de controlar e dinamizar o trânsito no local. Agora, as partes interessadas aguardam avaliação da prefeita Elisa Araújo sobre a possibilidade de aplicação do projeto.

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social para coletar mais informações sobre o projeto, mas até o fechamento desta edição não houve resposta. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por