JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 15 de junho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Começa a vacinação dos motoristas de ônibus em Uberaba; expectativa é que 184 recebam a primeira dose

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

11/06/2021 - 11:39:49. - Por Joanna Prata

Depois de intensa mobilização, inclusive com tímida paralisação do serviço no mês de maio, os motoristas do transporte coletivo urbano de Uberaba começaram a ser vacinados nesta sexta-feira (11). A reportagem do Jornal da Manhã esteve no pavilhão multiuso da ABCZ, um dos locais onde estão sendo aplicadas as doses na cidade, e acompanhou as primeiras horas da imunização da categoria. No local, muitos motoristas de ônibus aguardavam na fila para receberem a primeira aplicação. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintracol), Roberto Alexandre Vieira, comemorou a conquista da categoria em ser incluída no rol de prioridades da vacinação contra a Covid-19. Segundo ele, o cronograma prevê a imunização de 184 motoristas de Uberaba segundo o documento oficial que acompanha as vacinas. "A expectativa é muito grande dos motoristas de estarem sendo vacinados nessa data, que é tão histórica para a gente", comemora. 
 
Nesta sexta-feira ainda estão sendo vacinadas com a primeira dose:
• pessoas com comorbidades a partir de 18 anos
• pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC a partir de 18 anos
• pessoas com síndrome de Down acima de 18 anos
• pacientes renais em diálise, acima de 18 anos
• gestantes e puérperas com comorbidades
• gestantes e puérperas sem comorbidades a partir de 35 anos e mediante laudo médico.
 
A aplicação de segunda dose deve seguir o cartão de vacinação. Lembrando que a vacinação acontece tanto na Funel quanto na ABCZ, das 8h30 às 16h, e gestantes e puérperas devem se dirigir apenas à Funel, já que a imunização do grupo deve ser feita com doses de Coronavac. 
 
Neste sábado começa a vacinação dos professores em Uberaba.  Inicialmente serão atendidos os profissionais da Educação Infantil de creches, berçários e pré-escola, a partir de 50 anos. Para serem contemplados, todos devem apresentar, no momento da vacinação, uma declaração assinada pelo diretor da instituição de ensino, confirmando a vinculação da pessoa junto à escola, além de uma cópia do holerite ou documento similar que deverá ser grampeado à declaração.
 
Além da documentação comprobatória, todos deverão apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada. A declaração padrão criada pelo Governo Municipal já está disponibilizada no site www.uberabacontracovid.com.br. Lembrando que declaração original assinada bem como a cópia do holerite ou documento similar deverão ser entregues no momento da vacinação e ficarão retidos. Importante destacar que o Ministério da Saúde barrou a inclusão de estagiários e administrativos lotados na Secretaria Municipal de Educação e na Superintendência Regional de Ensino nesta fase da vacinação.
 
A vacinação desse novo grupo iniciará com a Educação Infantil e após atender todo o público começarão a ser atendidos os trabalhadores da Educação Básica, com o pessoal do Ensino Fundamental, Ensino Médio, profissionalizantes e EJA. Posteriormente, serão contemplados os trabalhadores da educação do Ensino Superior. É importante frisar que a vacinação desse público nessa ordem será realizada de forma concomitante com outros segmentos de prioridade do Plano Nacional de Imunização e de forma escalonada, conforme forem sendo enviadas as doses para cada público.
 
Não estão enquadrados na vacinação o público de ensino de instrumentos musicais, o público do ensino de línguas estrangeiras, o público de ensino de cursos de artesanato ou professores que atuam de forma particular.

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia