CIDADE

Com dados da semana passada, taxa de positividade fica a 33,55% e regras sanitárias não mudam em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 05/06/2021 às 19:57Atualizado em 19/12/2022 às 03:15
Compartilhar

Tabela/Divulgação PMU

Sem dados completos da última semana, Prefeitura considera novamente testagem do período de 23 a 29 de maio para cálculo da taxa de positividade. O índice ficou em 33,55% e, com isso, não há alterações nas regras sanitárias em vigor em Uberaba.

Apesar da utilização da testagem referente ao período de 23 a 29 de maio, o número de testes é maior. A Prefeitura agora divulgou um total de 2.575 testes e 864 positivos no período, enquanto no sábado passado a informação era, respectivamente, 1649 e 591.

Sobre a divergência nos números, a Prefeitura manifestou que os testes entre 23 a 29 de maio não estavam totalmente contabilizados até o fim da semana passada. "Apenas 70% dos dados foram levantados. Os outros 30% não haviam sido recebidos e computados pela Secretaria de Saúde a tempo", informa a nota.

O atraso na contabilização dos dados também foi a justificativa da Prefeitura para utilizar mais uma vez a testagem da semana anterior para cálculo da taxa de positividade hoje. Segundo a administração municipal, os números do período de 30 de maio a 5 de junho não foram 100% apurados dentro do prazo novamente para a divulgação do índice.

As regras atuais de enfrentamento à pandemia devem ser mantidas até 13 de junho ou até que a Prefeitura publique o novo decreto com alterações no parâmetro para definição sobre o endurecimento ou flexibilização de restrições em Uberaba.

Uma reunião do comitê técnico com vereadores está programada na terça-feira (8) para revisar os critérios utilizados na definição de restrições no município. Além da taxa de positividade, a ocupação de leitos e a taxa de incidência serão os indicadores utilizados no novo decreto para balizar a tomada de decisões.

Em entrevista à Rádio JM esta semana, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), já havia adiantado que a equipe estava elaborando uma formula matemática com o uso dos três indicadores e cada um teria um peso no cálculo para chegar ao resultado que fundamentaria a tomada de decisões.

Regras em vigor

Com a taxa de positividade de 33,55%, seguem autorizadas as aulas presenciais nas instituições públicas e particulares, desde que sejam cumpridas as normas de biossegurança. Além disso, continua permitida a entrada de consumidores em lojas do comércio. Estão proibidos apenas o uso de provadores de roupa e experimentar calçados se não houver material descartável para proteção dos pés.

O consumo no interior de bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação também permanece liberado, inclusive com música ao vivo. O mesmo vale para as reuniões, missasou cultos nos templos, mas com encerramento no máximo até 20h.

Por outro lado, está mantida a proibição da prática de esportes coletivos amadores em Uberaba. O uso de piscinas e saunas para fins recreativos também está vedado. A realização de eventos sociais e corporativos, bem como confraternizações familiares também continuam proibidas.

Atualmente, a taxa de positividade é o único parâmetro para definir sobre o endurecimento ou flexibilização das restrições na cidade. 

Quando a taxa de positividade de testagem para o coronavírus for maior que 40% serão aplicadas as restrições mais severas previstas na onda roxa do Minas Consciente (decreto 378), com suspensão de aulas presenciais, fechamento de bares e restaurantes para atendimento apenas por delivery ou retirada no balcão, proibição de entrada de consumidores no interior das lojas do comércio e o fechamento das academias, por exemplo. 

Já se a taxa de testagem for de 30% a 40%, permanecem as regras em vigor atualmente (decreto 481). Caso o índice for inferior a 30%, o município seguirá diretrizes da onda vermelha do Minas Consciente, que libera o funcionamento de todos os setores apenas com imposição de distanciamento social e limite para ocupação nos estabelecimentos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por