POLÍTICA

Prefeitura se prepara para vacinação de professores e pessoas menores de 60 anos

Gisele Barcelos
Publicado em 28/05/2021 às 15:51Atualizado em 19/12/2022 às 03:28
Compartilhar

Com anúncio de antecipação de vacinação contra a Covid-19 de professores e pessoas com menos de 60 anos a partir de junho, Prefeitura já se prepara para começar a imunização desses públicos de imediato a partir da chegada de nova remessa de vacinas. A informação é do secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, que falou sobre o assunto em entrevista à Rádio JM ontem.

O titular da pasta afirma que a equipe da Prefeitura já está se adequando para dar seguimento à campanha de vacinação contra a Covid-19 dentro dos novos critérios estabelecidos pelo governo federal. “Estamos nos organizando para, na semana que vem já, começar a trabalhar com isso, desde que chegam as vacinas”, ressalta.

A possibilidade de expansão da vacinação para os profissionais da educação e pessoas com menos de 60 anos sem comorbidades já havia sido sinalizada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, esta semana. Ontem, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica oficializando as novas diretrizes.

O documento define uma ordem de prioridade para vacinar trabalhadores de educação no país e, na sequência da imunização desse grupo, libera estados e municípios para oferecerem doses também por faixa etária a pessoas entre 18 a 59 anos sem comorbidades.

Na área da Educação, a orientação do Ministério da Saúde é priorizar os trabalhadores que atuam em creches e, de maneira escalonada, ir ampliando a vacinação para os que trabalham em pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e educadores de jovens e adultos. Na sequência, os vacinados serão os trabalhadores da educação do ensino superior.

Segundo o ministério, a priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela covid-19, associados à necessidade de volta às aulas presenciais. “As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de brasileirinhos como também garantem a segurança alimentar das crianças”, justificou o texto.

Após a vacinação dos trabalhadores de educação, o ministério informa que estados e municípios devem manter a previsão de doses aos demais grupos prioritários, ao mesmo tempo em que podem optar por iniciar a vacinação da população geral por faixa etária, em pessoas entre 18 a 59 anos, "de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes".

Na nota técnica, o ministério também posiciona que começará a enviar doses aos estados, de forma escalonada, para atender a esse público, juntamente com outros grupos prioritários.  Com 2 mil testes em estoque, Saúde diz ter quantidade suficiente para demanda

Secretaria Municipal de Saúde afirma ter estoque de 2.000 testes de Covid-19 para continuar com a testagem de pacientes que procurarem unidades de saúde. A pasta informa que a quantidade é suficiente para atender a demanda até a conclusão das compras de mais insumos.

Prefeitura está com dois processos licitatórios em andamento para adquirir mais testes abastecer o estoque. O primeiro prevê a compra de 20 mil testes. De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, o certame foi concluído e a expectativa é que o fornecedor faça a entrega dos insumos já na próxima semana.

Em paralelo, outra licitação está em andamento para a compra de mais 40 mil testes de Covid. Segundo as informações da pasta, o certame está prestes a ser concluído e a expectativa é a chegada do material em cerca de 40 dias para nova reposição dos estoques.

A capacidade de testagem na rede municipal foi colocada em discussão quando a Prefeitura estabeleceu a taxa de positividade como novo parâmetro para apontar o endurecimento ou flexibilização de regras na cidade. Houve dúvidas se o estoque seria suficiente para o atendimento dos pacientes com suspeita de Covid-19 que procuram as unidades de saúde.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por