JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 21 de junho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Semana de combate à violência sexual infantojuvenil começa hoje em Uberaba

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

17/05/2021 - 00:00:00.

Começam hoje (17), as ações da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ações vão até o dia 21 e são promovidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicau), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e Programa Roda de Conversa.
 
A abertura será nesta segunda-feira (17), a partir das 13h, com transmissão pela TV Câmara de Uberaba, e vai contar com a presença da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, da secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, e do presidente do Legislativo, Ismar Marão.  
 
O promotor de Justiça e coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro, André Tuma, e o presidente do Comdicau, William Brito, também participarão da abertura do evento e farão considerações sobre a data.
 
A titular da Seds convida a população para participar da programação, ressaltando que, além do Estado, é dever da família e da sociedade assegurar os direitos à criança e ao adolescente. “Entendemos a dimensão dessa questão e estamos nos mobilizando para que as informações sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes cheguem aonde precisam chegar” pontuou Gicele.
 
No decorrer da semana, haverá carreata, rodinha de conversa infantojuvenil, palestra e outras atividades. Confira abaixo:
 
18/5 | 13h30 – Carreata
Saída da Casa do Adolescente Guadalupe (Rua Silon, 30, Jardim Triângulo) e chegada no drive-in do Colégio Marista Diocesano. Haverá entrega de mudas ornamentais com o objetivo de difundir a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – “Faça Bonito”,  na qual o símbolo é uma flor.
 
19/5 | 13h –  Palestra “Fluxo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual em Uberaba” (YouTube do Projeto Portas Abertas)
Inscreva-se em uberaba.mg.gov.br/seds.
 
André Tuma – Promotor de Justiça e coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro;
Dagma Costa – Enfermeira e referência de saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e membro da Comissão do Fluxo de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Violência Sexual.
 
20/5 | 14h - Rodinha de conversa infantojuvenil (Google Meet)
 
Mauro Ellovitch – Promotor de Justiça e coordenador da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber);
André Tuma – Promotor de Justiça e coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro;
Adolescentes das organizações de atendimento à criança e ao adolescente;
Representantes das secretarias de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Social e do Conselho Tutelar.
 
21/5 | 13h - Roda de conversa sobre “Impacto da Pandemia no Contexto da Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente” (Google Meet)
 
Mariana Pontes Andrade – Delegada titular da Delegacia de Orientação e Proteção à Família;
Representantes dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
 
Apoio. A Semana tem apoio da Câmara de Uberaba, Projeto Portas Abertas, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro (Credca), Colégio Marista Diocesano e Unimed Uberaba.
 
Sobre a data: O 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, em memória à Araceli, menina de oito anos sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em Vitória (ES). O objetivo da campanha é sensibilizar e convocar a população para prevenir o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia