JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 15 de junho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Codau amplia rede pluvial para reduzir alagamentos em avenida do bairro Abadia

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

16/05/2021 - 00:00:00. - Por Da Redação Última atualização: 17/05/2021 - 09:01:32.

Foto/Divulgação

Presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho, vistoriou a obra com o diretor de Saneamento, Paulo José Stival Coelho, e o gerente de Drenagem Urbana da autarquia, Fernando Pierre Massa

Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) iniciou na semana que passou a recomposição de um trecho da rede pluvial na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, no bairro Abadia. A obra visa solucionar problema antigo de alagamento, que causa prejuízos ao trânsito e aos imóveis da localidade há mais de uma década.

Estão sendo substituídos 120 metros de redes de drenagem pluvial, no trecho entre as ruas Santo Agostinho e São Francisco de Assis (pista sentido centro-bairro). A previsão de conclusão é até o dia 20 de maio e, nesse período, os cruzamentos de três vias com a avenida Orlando Rodrigues da Cunha poderão ser interditados para a movimentação do canteiro de obras.

São os entroncamentos com as ruas Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e São Caetano. Os motoristas terão acesso à avenida Orlando Rodrigues da Cunha fazendo o desvio à direita na rua Santo Agostinho e depois à esquerda na São Tomás de Aquino; assim, o trânsito poderá fluir sem grandes dificuldades. A orientação é para que os motoristas transitem em velocidade reduzida nas proximidades.

“A obra está sendo realizada para ampliar a rede de captação da água de chuva da avenida Orlando Rodrigues da Cunha. Hoje está no diâmetro de 400 mm e vai passar para 600 milímetros. Isso significa uma capacidade maior de escoamento. Em paralelo, vamos reformar oito bocas de lobo no trecho. Elas estão entupidas ou muito pequenas. Vamos transformá-las em bocas de lobo duplas, ampliando as dimensões para oferecer estrutura rápida de absorção das enxurradas”, disse o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho. Ele vistoriou a obra, juntamente com o diretor de Saneamento, Paulo José Stival Coelho, e o gerente de Drenagem Urbana da autarquia, Fernando Pierre Massa.

José Waldir explicou que obras como esta da avenida estão sendo realizadas para solucionar problemas pontuais de alagamentos causados pelas chuvas na cidade, porém são demandas muito antigas que dificultavam o dia a dia da população. Nesta lista já receberam intervenções as redes pluviais na rua Talfik Facure, avenida Guilherme Ferreira com rua Osório Joaquim Guimarães, rua Professor César de Oliveira, rua Estrela do Sul, rua Eva das Graças Oliveira, totalizando 630 metros de novas tubulações e recuperação e/ou implantação de 49 novas bocas de lobo.

Manutenção em reservatório no Gameleiras gera intermitência na distribuição de água

Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) realiza intervenção no poço profundo do Centro de Reservação (CR10) – Gameleiras, neste domingo (16), entre 7h e 17 horas.

Haverá manutenção preventiva e, durante o serviço, parte da região sudeste da cidade poderá sofrer intermitência na distribuição de água. Os bairros afetados serão: São Vicente, Parque São Geraldo, Valim de Melo 1, 2 e 3, Jardim Maracanã, Jardim Alvorada, Jardim Metrópole, Gameleiras, Rio de Janeiro e Chica Ferreira.

A Codau orienta os consumidores da região que controlem suas reservas das caixas d’água domésticas até que o abastecimento seja normalizado.

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia