CIDADE

Telemedicina com voluntários já atendeu mais de mil pacientes

Projeto carece de mais profissionais e a demanda é crescente após 11 dias de operacionalização

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 13/05/2021 às 19:16Atualizado em 19/12/2022 às 03:48
Compartilhar

Foto/Reprodução

A telemedicina consiste em proporcionar o contato do médico com o paciente por meio do celular ou de um computador, conectados na internet

Como alternativa à exaustão do sistema de saúde municipal, a entidade Sociedade Civil Organizada (SCO) colocou em prática, nas últimas semanas, um movimento voluntário de telemedicina. No sistema, os médicos envolvidos fazem o atendimento inicial e o acompanhamento de pacientes por meio de contatos virtuais. A iniciativa completa 11 dias e, neste período, mais de mil pessoas já foram atendidas.

De acordo com o coordenador do projeto, capitão Roberto Alves de Oliveira, a meta atingida é além do esperado pela organização, mas a central de médicos sofre com a sobrecarga, por insuficiência de voluntários. O panorama deve ser agravado com a continuidade do processo, agora com o acompanhamento integral dos atendidos.

“Ainda não houve divulgação maciça, mas já estamos com uma carga pesada. Esses médicos são voluntários e atendem nos intervalos das suas consultas. Entramos em outra fase, que é o acompanhamento das pessoas, e por aí já imaginamos uma explosão nos atendimentos, o que vai exigir aumento na capacidade do sistema. Nós tivemos uma semana inteira, mais quatro dias, com atividades, e registramos cerca de 338 atendimentos. Se considerarmos que temos a média de duas pessoas por família, e esses médicos também atendem os familiares, temos algo próximo de 1.004 pessoas atendidas nesse curto período”, declara o capitão.

Para solucionar o percalço, Roberto faz um apelo de convocação para os médicos que tenham interesse no projeto. Entre eles, de preferência, os infectologistas, já que ainda não há nenhum na ação coletiva atualmente.

“Não temos infectologistas no grupo, mas, se vierem, serão bem-vindos. Aguardamos os infectologistas e já estamos preparando tapete vermelho para a chegada, mas posso dizer que o sucesso disso [telemedicina] é o empenho dos médicos presentes. Estamos no processo de discussão para ver como vamos evoluir com os médicos voluntários. Quem se interessar basta ligar no 0800 340 0019. Nós precisamos muito da participação dos médicos”, propõe o organizador.

Organização busca apoio da PMU para a contratação de mais profissionais

A SCO está em conversas avançadas com a Prefeitura e com grupos de médicos da região para a contratação de novos profissionais. A hipótese adotada, segundo o capitão Roberto, é que a PMU, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizasse dois profissionais, e a SCO contrataria outros três, de forma particular, totalizando novos cinco nomes no projeto.

Além do número alto de atendimentos, Roberto comemora zero óbitos de pessoas que foram registradas no serviço voluntário.

“Você imagina quantos pacientes nós perdemos? Nenhum. Destas 1.004 pessoas, nenhuma vida foi perdida. Isso para a gente já é um ganho”, finaliza o membro da SCO. (LHC)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por