CIDADE

Uberaba volta a registrar 100% de ocupação e paciente precisa ser transferido para Uberlândia

Larissa Prata
Publicado em 29/04/2021 às 11:12Atualizado em 18/12/2022 às 13:24
Compartilhar

Mais uma vez paciente de Uberaba precisou ser transferido para outro município para receber atendimento médico durante o tratamento da Covid-19. Trata-se de paciente que estava internado no Hospital São Domingos, na enfermaria, e, devido ao agravamento do caso, precisou ser transferido para a unidade de terapia intensiva. Diante da falta de leitos para essa transferência e por ter plano de saúde, o paciente pôde receber assistência em Uberlândia.

A reportagem do Jornal da Manhã acionou a assessoria de imprensa do Hospital São Domingos, que é gerido pela Unimed Uberaba. A atualização do boletim da transparência emitido diariamente pela cooperativa mostra 100% de ocupação tanto de UTI quanto Enfermaria Covid. Além disso, o hospital realiza, em média, 105 atendimentos por dia.

Especificamente quanto ao caso da transferência do paciente para Uberlândia, a assessoria de imprensa esclarece que “a Central de Regulação de Leitos da Unimed Uberaba conseguiu vaga para um paciente que recebia assistência em enfermaria e necessitou de UTI. Diante da falta de leitos nos hospitais particulares em Uberaba o paciente foi transferido para Uberlândia garantindo o atendimento em rede particular por meio da saúde suplementar. Um dos diferenciais do plano de saúde Unimed Uberaba é a ampla rede de hospitais que permite o intercâmbio ampliando e garantindo assistência superior”, diz, em nota.

Outra questão abordada pelo JM foi o abastecimento de insumos. À reportagem, a assessoria de imprensa esclarece que o Hospital São Domingos intensifica cada dia mais a busca por medicamentos necessários à intubação de pacientes e a situação não é confortável. Apesar das compras serem feitas com bastante antecedência, os fornecedores não conseguem estimar prazos para entrega dos medicamentos. Hoje, especificamente, o HSD não tem desabastecimento de insumos, mas a realidade pode mudar rapidamente a depender da evolução do contágio em Uberaba.

Ainda sobre a manutenção do atendimento, o HSD ainda reitera que há vagas abertas para profissionais de saúde fortalecerem a atuação na linha de frente da Covid-19 e os interessados devem encaminhar currículo para [email protected]. A escassez de trabalhadores é, atualmente, o maior gargalo enfrentado não só em Uberaba como em todo o país. Unidades hospitalares enfrentam o esgotamento desses profissionais, além da ausência de novas pessoas que possam atuar no combate à Covid.

Hospital Regional. Também acionada pelo Jornal da Manhã, a assessoria de imprensa do Hospital Regional pondera que a situação dos insumos hoje é positiva, sem desabastecimento. Contudo, o quadro não é nada confortável, uma vez que o desafio da entrega de medicamentos não é exclusivo da rede particular e atinge a saúde municipal como um todo, bem como a escassez de profissionais de saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por