CIDADE

"Eu reaprendi a respirar", relata paciente recuperada da Covid-19 em Uberaba

Joanna Prata
Publicado em 25/04/2021 às 12:52Atualizado em 18/12/2022 às 13:17
Compartilhar

Mônica Gondim e a família fizeram bonita homenagem aos profissionais do hospital onde ela ficou internada por oito dias na UTI (Foto/Acervo pessoal)

Desde o início da pandemia, Uberaba já ultrapassou 23 mil casos confirmados de Covid; desses, mais de 18 mil pessoas se recuperaram, felizmente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou um estudo feito por conjunto por universidades dos Estados Unidos, do México e da Suécia que diz que 80% das pessoas que testaram positivo e se recuperaram ainda tinham algum sintoma pelo menos duas semanas após a cura.

É o caso de Mônica Gondim. Ela ficou na UTI por oito dias em novembro do ano passado e, após a alta, ela permaneceu por 45 dias tomando antibióticos e anticoagulantes. Ao Jornal da Manhã, Mônica contou que apresentou sequelas no pulmão, fígado e gastrointestinais provenientes da covid-19. Entre os tratamentos feitos estão 15 sessões de fisioterapia: “Eu reaprendi a respirar". Ela também relatou que teve muita queda de cabelo também. "Preciso ter muito cuidado com minha alimentação para que eu não tenha nova gastroenterite e ser internada novamente”, contou. Quase seis meses após a alta hospitalar, Mônica segue com acompanhamento com cardiologista, gastroenterologista e com pneumologista. “Só de medicação em novembro, dezembro e janeiro gastei por volta de R$ 2.860,00.” 

Em uma clínica de fisioterapia em Uberaba houve um crescimento no número de pacientes desde o início deste ano. Conforme Luana Pereira Cunha Barbosa, responsável técnica pelo serviço, cerca de 70% das reabilitações clínica, atualmente, são com pacientes pós-covid. O tratamento é iniciado após o paciente sair do isolamento. Primeiramente é feita a fisioterapia da função respiratória e na sequência é feita associação com a parte cardiorrespiratória. “Começamos exercícios junto com a parte respiratória para conseguir recondicionar aquele organismo que sofreu aquela injúria aguda durante a infecção por covid”, explicou a fisioterapeuta.

Atualmente em Uberaba o tratamento para a chamada “Síndrome pós-covid” ou “Covid longa” ainda não é oferecido pela rede pública de saúde. Conforme a assessoria de imprensa do Mário Palmério Hospital Universitário, a partir da segunda semana de maio terá uma área específica para o tratamento tanto pelo SUS, como convênios e particular.

Foi anunciado pela prefeita Elisa Araújo, no dia 14 deste mês, a criação de uma unidade de tratamento pós-covid. Consultada sobre o andamento desta unidade, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba limitou-se a responder à reportagem do Jornal da Manhã que as tratativas ainda estão em andamento. “O apoio da UFTM para a unidade de tratamento pós-covid da Secretaria de Saúde é importantíssimo e vai atuar em várias áreas. As tratativas sobre o funcionamento da unidade de tratamento pós-covid estão em andamento. Assim que estiverem definidas serão amplamente divulgadas”, diz a nota, na íntegra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por