CIDADE

Reservatórios de Uberaba são mapeados para evitar desabastecimento de água na seca

Raiane Duarte
Publicado em 14/04/2021 às 20:42Atualizado em 18/12/2022 às 13:01
Compartilhar

As ações para evitar desabastecimento de água são de médio a longo prazo e devem ser planejadas com antecedência, essas medidas ainda dependem da intensidade do período de seca. A conclusão foi feita pelo presidente da Codau, José Waldir, em entrevista à Rádio JM, nesta quarta-feira (14).

José Waldir explicou que ações neste sentido já estão sendo tomadas na cidade. Waldir pontuou que foi feito um levantamento da situação dos reservatórios.. 

“Nós começamos a fazer o mapeamento do nosso sistema, nós fizemos alguns levantamentos dos reservatórios, dos sensores de níveis e vazão. Nós tínhamos alguns sensores que não estavam em operação, aí nós já licitamos, compramos esses materiais e colocamos eles para fazerem essa leitura de nível e vazão dos reservatórios.  Com isso o pessoal da engenharia está fazendo a parametrização do consumo, para identificar os maiores horários de consumo de cada região e fazer, dentro de uma seca mais severa, essa movimentação de água de um reservatório para o outro”, afirmou. 

José Waldir ainda explicou que houveram mudanças no formato de direcionamento de água entre a Estação de Tratamento de Água (ETA), Centro de Reservação (CR11) e reservatórios, para que seja mais fluído e rápido. Com a mudança, a água consegue ir de um reservatório para outro ou direto para o CR11. 

O presidente da Codau, acrescentou que além de trabalhar a questão da ampliação de reservação e combate a perda, a companhia pretende desenvolver a campanha de conscientização, com disseminação de informações e realização de ações, para que as pessoas entendam a importância de terem uma caixa d’água adequada para reservar água. Ainda segundo Waldir, quanto à solução a longo prazo, também está sendo feito um alinhamento com a Secretária de Planejamento e de Obras, para que sejam viabilizadas caixas d 'água com capacidade adequada nas residências do Minha Casa Minha Vida. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por