CIDADE

Começa hoje a vacinação da gripe em Uberaba; confira locais de aplicação

Especialistas alertam que vacinados devem observar intervalo entre imunizantes

Publicado em 12/04/2021 às 07:01Atualizado em 19/12/2022 às 03:54
Compartilhar

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (12) em todo o país, de forma simultânea à vacinação contra a Covid-19. Em Uberaba, a campanha atenderá nessa primeira etapa as crianças de 6 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, não incluindo crianças que já tiverem completado 6 anos na data da vacinação. Também serão vacinadas gestantes, puérperas - no prazo de 45 dias após o parto, e trabalhadores da área de saúde. Esse grupo deverá ser atendido até o dia 10 de maio. Idosos não estarão contemplados neste primeiro momento. Eles entrarão apenas na 2ª etapa da Campanha de Vacinação, a partir do dia 11 de maio.

A vacinação da gripe acontecerá nas unidades:  UMS Abadia (Abadia),  UMS Aluízio Prata (Elza Amuí I),  UMS Roberto Árabe (Mercês),  UMS Valdemar Hial (Tancredo Neves),  UMS Maria Tereza (bairro de Lourdes),  UMS George Chiree (Alfredo Freire),  USF Romes Cecílio (Morumbi),  USF Dr. Edson Luiz Fernandes (Res. 2000),  Centro de Saúde Eurico Vilela (Centro),  Caism (Parque do Mirante) 

Além disso, as doses serão aplicadas também em todas as unidades de saúde da Zona Rural de Uberaba, sendo elas da Capelinha/Baixa, Santa Rosa, Ponte Alta, Bórgico/Calcário. Todos os públicos deverão procurar as Unidade de Saúde, exceto trabalhadores da saúde dos hospitais que serão vacinados nos próprios locais de trabalho.

Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 continua nesta segunda-feira (12) em Uberaba. Público-alvo da primeira dose são profissionais de saúde com nome na lista. Além disso, as segundas doses continuam sendo aplicadas conforme o cartão de vacina. A aplicação acontece apenas no drive da Funel.

Com a vacinação de pessoas contra a covid-19 avançando, é importante ficar atento ao intervalo entre essa aplicação e a de outros imunizantes. Médicos recomendam um prazo entre essas duas vacinas para não prejudicar os efeitos delas.

Segundo o infectologista Hemerson Luz, o intervalo sugerido pelos profissionais é de 14 dias. A orientação médica vale para qualquer vacina do calendário ou para influenza no caso dos grupos que serão imunizados contra a covid-19.

Essa preocupação não inclui, por exemplo, crianças que ainda não tiveram testes comprovando a eficácia das atuais vacinas contra a covid-19.

Hemerson Luz explica que o intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante.

O período de 14 dias deve ser observado independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa.

O infectologista comenta que os calendários foram pensados para evitar que uma pessoa tenha tomado a vacina contra a Iifluenza e, logo depois, chegue a sua vez na lista de grupos prioritários da campanha contra a covid-19.

“O planejamento vai ser feito da seguinte forma: a vacinação contra a influenza vai começar por crianças e gestantes, que não estão incluídas na vacina da covid-19. Isso vai dar tempo de resposta para começar a campanha, enquanto os mais idosos estão sendo vacinados contra a covid-19”, afirma Hemerson Luz.

Se houver, no entanto coincidência dos períodos de vacinação fica mantida a orientação de esperar os 14 dias para não prejudicar nenhuma das duas. (Agência Brasil)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por