JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 15 de maio de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Começa hoje a vacinação da gripe em Uberaba; confira locais de aplicação

Especialistas alertam que vacinados devem observar intervalo entre imunizantes

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

12/04/2021 - 07:01:35.

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (12) em todo o país, de forma simultânea à vacinação contra a Covid-19. Em Uberaba, a campanha atenderá nessa primeira etapa as crianças de 6 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, não incluindo crianças que já tiverem completado 6 anos na data da vacinação. Também serão vacinadas gestantes, puérperas - no prazo de 45 dias após o parto, e trabalhadores da área de saúde. Esse grupo deverá ser atendido até o dia 10 de maio. Idosos não estarão contemplados neste primeiro momento. Eles entrarão apenas na 2ª etapa da Campanha de Vacinação, a partir do dia 11 de maio.

A vacinação da gripe acontecerá nas unidades: 

  • UMS Abadia (Abadia), 
  • UMS Aluízio Prata (Elza Amuí I), 
  • UMS Roberto Árabe (Mercês), 
  • UMS Valdemar Hial (Tancredo Neves), 
  • UMS Maria Tereza (bairro de Lourdes), 
  • UMS George Chiree (Alfredo Freire), 
  • USF Romes Cecílio (Morumbi), 
  • USF Dr. Edson Luiz Fernandes (Res. 2000), 
  • Centro de Saúde Eurico Vilela (Centro), 
  • Caism (Parque do Mirante) 

Além disso, as doses serão aplicadas também em todas as unidades de saúde da Zona Rural de Uberaba, sendo elas da Capelinha/Baixa, Santa Rosa, Ponte Alta, Bórgico/Calcário. Todos os públicos deverão procurar as Unidade de Saúde, exceto trabalhadores da saúde dos hospitais que serão vacinados nos próprios locais de trabalho.

Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 continua nesta segunda-feira (12) em Uberaba. Público-alvo da primeira dose são profissionais de saúde com nome na lista. Além disso, as segundas doses continuam sendo aplicadas conforme o cartão de vacina. A aplicação acontece apenas no drive da Funel.

Com a vacinação de pessoas contra a covid-19 avançando, é importante ficar atento ao intervalo entre essa aplicação e a de outros imunizantes. Médicos recomendam um prazo entre essas duas vacinas para não prejudicar os efeitos delas.

Segundo o infectologista Hemerson Luz, o intervalo sugerido pelos profissionais é de 14 dias. A orientação médica vale para qualquer vacina do calendário ou para influenza no caso dos grupos que serão imunizados contra a covid-19.

Essa preocupação não inclui, por exemplo, crianças que ainda não tiveram testes comprovando a eficácia das atuais vacinas contra a covid-19.

Hemerson Luz explica que o intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante.

O período de 14 dias deve ser observado independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa.

O infectologista comenta que os calendários foram pensados para evitar que uma pessoa tenha tomado a vacina contra a Iifluenza e, logo depois, chegue a sua vez na lista de grupos prioritários da campanha contra a covid-19.

“O planejamento vai ser feito da seguinte forma: a vacinação contra a influenza vai começar por crianças e gestantes, que não estão incluídas na vacina da covid-19. Isso vai dar tempo de resposta para começar a campanha, enquanto os mais idosos estão sendo vacinados contra a covid-19”, afirma Hemerson Luz.

Se houver, no entanto coincidência dos períodos de vacinação fica mantida a orientação de esperar os 14 dias para não prejudicar nenhuma das duas. (Agência Brasil)

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia