JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 12 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Com a Funel lotada, Prefeitura reabre drive de vacinação na ABCZ a partir do meio-dia

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

07/04/2021 - 10:13:33. Última atualização: 07/04/2021 - 12:22:40.

Vacinação contra a Covid na Funel nesta manhã (7) virou aglomeração. A reportagem do Jornal da Manhã acompanha desde o início da aplicação de doses e, devido à quantidade excessiva de pessoas no local para receberem a imunização, a Prefeitura de Uberaba decidiu pela abertura de mais um ponto de vacinação nesta quarta-feira. O drive da ABCZ estará disponível para receber o público-alvo de primeira e segunda doses a partir do meio-dia. A informação foi dada em primeira mão pelo vereador Luizinho Kanecão, em entrevista à Rádio JM.

A prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) esteve no local e constatou a alta concentração de pessoas. "Já passei na Central de Vacinas e já acionamos mais um grupo para vir vacinar porque realmente tem muita gente na fila e a gente sabe que essas vacinas são a esperança para a Covid-19", comentou. "Devido ao número de vacinas que nós temos, que é restrito, é que ficou concentrado apenas na Funel hoje. Mas a gente percebeu que tem um número muito alto de idosos com 68 anos e também os idosos vêm pela manhã. A exectativa pela vacina é tão grande que a concentração da hora sempre fica pela manhã", completou a prefeita.

Elisa também ponderou que as pessoas têm ido muito cedo para as filas, o que não é recomendável. “Teve gente que chegou aqui por volta de três e meia da manhã e o drive só abriria às 8h30. Então isso aglomera aqui de carros, a ansiedade está muito grande, as pessoas querem se vacinar e a gente quer vacinar a população. Mas a tendência de vir todo mundo no período da manhã é muito grande. A gente imagina que teria um certo movimento a mais, porque a gente tem o número, mas a gente não imaginou que viessem todos agora pela manhã. Por isso nós vamos abrir agora a partir do meio-dia lá na ABCZ para poder dividir um pouco o público”, explica.

Questionada, a prefeita admite que a comunicação acerca das doses disponibilizadas para o público poderia ser mais eficiente. “A gente poderia ter comunicado a quantidade de doses para não gerar essa ansiedade tão grande”, disse ela.

À reportagem, o vereador Luizinho Kanecão explicou que muitas pessoas se enfileiraram na Funel, a pé, na expectativa da imunização. "Infelizmente virou aglomeração. Colocaram só um ponto de vacinação, só na Funel. Estou aqui agora nesse momento e conversei com o pessoal da coordenação para abrir outro lugar de vacinação. Eles não estão conseguindo controlar", disse o parlamentar, pontuando que a equipe que trabalha com ele em seu gabinete se propôs a ajudar na reabertura do ponto de vacinação da ABCZ, a fim de acelerar o processo.

Luizinho criticou, ainda, a falta de organização do local, pontuando que não havia contingente suficiente para coordenar a fila de vacinação. "Não tem nem demarcação no chão para as pessoas manterem o distanciamento", afirmou o vereador.

A grande dúvida fica acerca da quantidade de doses, se seriam suficientes para a abertura de mais um drive de vacinação. Segundo nota enviada pela PMU à imprensa, "todas as pessoas que foram a pé para a Funel, seguirão sendo atendidas na Funel. Já os carros que estavam na fila, a Secretaria Municipal de Saúde optou por realizar a distribuição de senhas. Ao acabar (sic) as senhas para a Funel, os demais carros que estiverem na fila serão direcionados para a ABCZ. A coordenadora da Comissão de Vacinas, Ana Vera Abdanur, destaca que não há motivo para aglomeração. Mais de 2 mil doses serão utilizadas para contemplar esse público de idosos a partir de 68 anos".

Fotos/Jairo Chagas

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia