CIDADE

Ações suspendem concorrência para gerenciamento dos resíduos sólidos

Gisele Barcelos
Publicado em 06/04/2021 às 20:40Atualizado em 19/12/2022 às 04:03
Compartilhar

Prevista para ser aberta em março, a concorrência referente ao gerenciamento regional dos resíduos sólidos foi suspensa. A paralisação do certame ocorreu devido a ações impetradas por empresas interessadas no contrato.

Inicialmente, as empresas interessadas em explorar o serviço deveriam apresentar documentação e propostas de preço até o dia 9 de março de 2021. A disputa estava marcada para o dia 22 do mesmo mês. No entanto, devido a questionamentos ao edital, o processo licitatório foi adiado.

Um novo cronograma chegou a ser anunciado, prevendo a entrega da documentação até 30 de março e o início da disputa entre as participantes no dia 16 de abril. Entretanto, a empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos entrou na Justiça e conseguiu liminar para interromper a continuidade do processo licitatório antes da abertura.

Um dos questionamentos apresentados pela empresa foi o valor do Contrato, a Projeção de Receitas do Plano de Negócio no edital e os critérios para a reformulação da tarifa-base para a cobrança da taxa de lixo.

Até o momento, ainda não há previsão de data para retomar o certame referente ao gerenciamento regional dos resíduos sólidos. Em despacho, a presidente da comissão de licitação do Convale, Pollyana Silva de Andrade, posiciona que a suspensão do processo está mantida até que o julgamento das liminares que barraram a licitação.

O processo licitatório envolve a prestação dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos domiciliares (RDO) e

destinação final ambientalmente adequada dos resíduos em oito cidades da região.

O contrato atenderá Uberaba, Sacramento, Conceição das Alagoas, Campo Florido, Delta, Água Comprida, Veríssimo e Planura. Pelo edital, R$ 132 milhões serão investidos nas obras somente nos primeiros cinco anos de concessão. 

O projeto prevê a implantação de uma usina de reaproveitamento energético a partir do lixo para atender as cidades da região. A concessionária poderá ter receitas extraordinárias com a venda de energia gerada e também com combustível derivado de resíduos. Além disso, mudanças estão previstas na cobrança da taxa de coleta de lixo em Uberaba. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por