CIDADE

Hospital da Criança registra aumento dos casos de Covid a partir de janeiro

Daniela Brito
Publicado em 12/03/2021 às 19:14Atualizado em 18/12/2022 às 12:47
Compartilhar

Foto/Arquivo 

Casos de Covid em crianças têm aumentado desde o início do ano, mas ainda são poucos os que apresentam a forma grave da doença  

Hospital da Criança já registrou este ano 28 casos de crianças e adolescentes confirmados com Covid-19 em Uberaba. A informação foi repassada pela presidente da instituição, a médica pediatra Ana Paula Bosi, em entrevista à Rádio JM. Os números são referentes ao período de 4 de janeiro a 11 de março de 2021.

De acordo com ela, desde o início do ano está havendo aumento de casos de síndrome gripal e de suspeitas de Covid-19 em crianças. Já foram feitas 256 notificações, sendo 28 confirmadas com a doença, de acordo com exames PCR. “E, de fevereiro para cá, estamos observando um número maior de casos suspeitos”, confirma.

No entanto, ela informa que não há crise na estrutura hospitalar da instituição. “A taxa de ocupação é de menos de 60%”, assegura. Além disso, Ana Paula Bosi esclarece que a doença em crianças e adolescentes se manifesta geralmente na forma leve e, quando há necessidade de internação, é por um período curto, de dois a três dias, para oxigenoterapia. No entanto, ela também confirmou que dois pré-adolescentes foram transferidos, seguindo o protocolo, por apresentarem forma grave da doença, para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), mas se encontram estáveis.

Segundo a médica, ano passado não houve tantos registros de casos suspeitos quanto agora, porém, a presidente do Hospital da Criança descarta que o aumento no número de casos esteja relacionado com o retorno das aulas presenciais em algumas escolas da rede privada. Isto porque grande parte dos casos confirmados é de crianças que não estão em idade escolar, estando na faixa etária de dois a três anos de idade.

Além disso, Ana Paula Bosi lembra que o mês de março é um período de maior manifestação de síndromes gripais – cujos sintomas são bem semelhantes aos da Covid-19. (DB)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por