CIDADE

Mesmo com os terminais vazios, usuários falam de ônibus cheios

Joanna Prata
Publicado em 11/03/2021 às 20:29Atualizado em 18/12/2022 às 12:44
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Apesar de certa tranquilidade nos terminais do BRT, usuários relatam que ônibus seguem circulando lotados

Após constantes queixas de leitores dando conta da circulação de ônibus lotados, favorecendo a transmissão do coronavírus, inclusive com envio de fotos ao Jornal da Manhã, a reportagem constatou que a situação melhorou nessa quinta-feira. Equipe esteve na manhã de ontem no terminal Beija-Flor e pôde observar que a movimentação estava sob controle. No entanto, não faltaram relatos por parte de usuários sobre ônibus circulando com excesso de passageiros.

Havia distanciamento entre os usuários que aguardavam e todos fazendo uso de máscara. A presença de idosos circulando pelo local era evidente.  Na lanchonete dentro do terminal, Jacqueline Lelis, que trabalha no local, disse que na segunda-feira (8) havia muito tumulto, porém, após terça-feira (9), a situação se normalizou. A comerciária expôs a situação dos idosos: “tem muitos idosos que vêm aqui e ficam sentados o dia todo (...), a maioria vem passear no terminal; eles já vêm nos ônibus e ficam por aqui o dia inteiro”, revelou. Silvana Alves, que tem mais de 60 anos e aguardava a linha sentido centro, disse que precisava ir pagar contas. Ela é usuária do cartão do Passe Livre e afirmou estar seguindo todas as recomendações, como o uso de máscara e álcool em gel. “Dentro dos ônibus tá tudo certo, só que chega aqui e tem atraso de 50 minutos, quase uma hora. Os ônibus estão ficando lotados, ida e volta”, explicou. Outros usuários que também estavam no local relataram lotação nos veículos. “Tenho que ir trabalhar e, como é que eu fico com a minha família depois de pegar um ônibus cheio de gente?”, questionou o vendedor Allan David, de 26 anos, que aguardava o transporte para o trabalho.

Sobre a situação, o superintendente de Transporte Público, Cristiano Melo, diz que, em função da onda roxa, na segunda-feira (8), era aguardado um número menor de usuários no transporte público e, por isso, houve redução na quantidade de ônibus circulando. Já no dia seguinte foi feita nova programação dos horários e o retorno da quantidade padrão de veículos. Ele garantiu, ainda, que tem sido usada toda a equipe de fiscalização para o controle de aglomeração, principalmente nos horários de pico, que é até as 8h; no horário do almoço, entre 12h e 13h30, e a partir das 17h30 até as 19 horas. Junto à equipe de fiscalização, a Guarda Municipal também tem trabalhado no controle. “Muitas vezes, as pessoas não respeitam se não tiver apoio mais forte. As pessoas querem embarcar dentro do ônibus que já está no limite”, contou Cristiano. As estações têm sido higienizadas duas vezes por dia, com a equipe de limpeza utilizando água e sabão. O caminhão da Codau também atua nos terminais para desinfecção do local. A Transube possui parceria com uma cervejaria que forneceu recipientes de álcool, já instalados em 85 ônibus, e está em negociação a ampliação para toda a frota. Uma equipe é responsável pela desinfecção dos veículos ao longo do dia. O superintendente pede também consciência e respeito da população sobre o atual momento. “Aquele que pode flexibilizar seu horário faça uso do transporte público no horário entrepico, que tem baixa demanda, com os ônibus circulando vazios”, finalizou.

Os usuários que notarem alguma irregularidade nos terminais, estações de BRT ou ônibus podem denunciar através da central de atendimento dos transportes coletivos, pelos telefones: 34 3318-0408 ou 34 3318-0409.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por