CIDADE

Usuários do transporte coletivo enfrentam ônibus lotados no primeiro dia de "onda roxa"

Prefeitura afirma que situação foi analisada e que veículos voltarão a circular no horário normal nesta terça

Raiane Duarte
Publicado em 08/03/2021 às 19:13Atualizado em 18/12/2022 às 12:41
Compartilhar

Foto/Leitores

O primeiro dia útil de “onda roxa” em Uberaba expôs os usuários do transporte coletivo à aglomerações, devido ao número reduzido de veículos. Desde o início da manhã até o final da tarde, a reportagem do JM Online recebeu reclamações de ônibus completamente cheios. Segundo a Prefeitura Municipal de Uberaba, foi feita uma análise e a partir desta terça-feira (09), os ônibus retornarão a rodar no horário normal.  

 Segundo uma usuária, que mora no Boa Vista e trabalha em um estabelecimento no bairro Olinda, a redução do transporte e do horário de funcionamento gerou ainda mais aglomeração. Além do medo de contaminação, ela ainda enfrenta dificuldade para voltar para casa, pois não consegue chegar no terminal até o horário estabelecido.

“A gente que trabalha está sem condições de se adequar a esse horário reduzido que, para mim, sinceramente, não faz sentido, os ônibus estão lotados, todos os bancos ocupados. Estou decepcionada com a Elisa.  Quem pega ônibus não vai deixar de pegar ônibus, o pessoal que trabalha não vai deixar de trabalhar.  O comércio está todo aberto, não mudou nada praticamente, só deixou a situação pior, só deixou a população mais aglomerada”, desabafou. 

Outra usuária, que utiliza os vetores, também teve que enfrentar um veículo cheio para conseguir voltar para casa. “Me explica que raciocínio é esse da prefeita? Reduzir ônibus em onda roxa? É para ir tudo agarradinho? Hoje fui de carona. Mas, minha irmã mora no Tutunas e o ônibus não passou. Agora à tarde voltei de ônibus e tanto o Vetor Gameleira como o Beija-Flor estavam cheios. Estão funcionando como se fosse feriado”, apontou. 

Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira (08) de manhã, o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, afirmou que ajustes no decreto serão feitos, principalmente para atender o cidadão que trabalha até o horário limite. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura no final da tarde para verificar se já houve alguma análise neste sentido e para checar como foi o primeiro dia de fiscalização dos tubos e terminais. 

Conforme nota, a situação foi estudada: “Superintendência de Transporte Público informa que nesta segunda-feira (8) os ônibus circularam em horário reduzido, pois foi previsto que com a Onda Roxa haveria menos circulação de pessoas. Como o movimento registrado foi maior que o previsto, foram colocados carros extras nas linhas para atender a população e amanhã (9) os veículos vão rodar no horário normal. Com relação à situação relatada pela usuária, a Superintendência esclarece que se ela estiver dentro do sistema até as 20 horas, ela não terá o acesso recusado ao terminal para finalizar seu trajeto”. 

Ainda segundo a assessoria, como a segunda-feira foi o primeiro dia útil dentro da Onda Roxa, ajustes ainda estão sendo feitos, conforme é identificada a necessidade para que os usuários sejam atendidos da melhor maneira possível.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por