CIDADE

Pacientes não Covid serão transferidos do Mário Palmério para outros hospitais

Publicado em 04/03/2021 às 22:58Atualizado em 18/12/2022 às 12:33
Compartilhar

Pacientes não Covid do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) serão transferidos para outras unidades hospitalares. O primeiro a receber os pacientes será o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Nesta quinta-feira (4) teve início a testagem dos pacientes que serão transferidos. Ação faz parte do Plano de Contingência de Enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde, que foi ativado em sua fase 5 (cinco). O trabalho de transferência terá início ainda nesta sexta-feira (5).

Conforme explica o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, o MPHU é o hospital de retaguarda 1 (um) do Plano de Contingência. “Desde a semana passada estamos trabalhando para ativar o plano, que precisa de uma preparação prévia junto às unidades hospitalares. Nos reunimos com os hospitais, informamos as necessidades e o processo está em andamento. Para segurança do HC, os pacientes estão sendo testados antes da transferência”, destacou.

Segundo Cristina Strama, apoio do gabinete para as questões de regulação, o trabalho de transferência ficará sob a responsabilidade do Samu. Ela lembra que houve acréscimo de leitos de clínica médica (enfermaria) no Hospital Regional, que passou de 77 para 103, bem como outros três leitos foram abertos na rede privada, informações que constaram hoje no Boletim Diário da Covid.

Já o MPHU abrirá outros 28 leitos de enfermaria para Covid quando as tranferências estiverem concluídas. Strama destaca ainda, que a SMS está alinhando o trabalho junto a outras unidades hospitalares, como o Hospital Hélio Angotti para pacientes não Covid.

Conforme destaca o secretário, são várias ações em andamento pelo governo municipal para dar mais segurança à comunidade no atendimento a esta doença. Ele enfatizou também o apoio e cooperação dos hospitais Mário Palmério e de Clínicas da UFTM, neste momento difícil que a cidade está enfrentando.

“Mas é claro que isso não vai bastar se os cidadãos não entenderem que é preciso usar máscara, álcool em gel, manter distanciamento e não aglomerar em hipótese nenhuma. Nada do que fizermos vai melhorar este cenário, se a população não fizer a sua parte”, finalizou Sétimo Bóscolo. Novas estratégias para enfrentamento à Covid-19 são discutidas pela Prefeitura com unidades hospitalares

Em reunião ocorrida hoje (4) no final da tarde, no Hospital Regional, conduzida pela prefeita Elisa Araújo, foram discutidas alternativas para ampliar o enfrentamento à Covid-19 na cidade. A prefeita estava acompanhada do secretário da Saúde, Sétimo Bóscolo, e da secretária adjunta Fabiana Prado. Participaram do encontro, representantes dos hospitais Mário Palmério, São Domingos, Hélio Angotti, Beneficência Portuguesa e Regional e a promotora Cláudia Freddo, representando o Ministério Público.

Conforme informado pela prefeita, o foco do encontro foi discutir alternativas com antecedência para reestruturação do Plano de Contingência de Enfrentamento à Covid-19, que está entrando em sua fase final. “Queremos buscar alternativas que viabilizem ainda mais o aumento de leitos, melhoria no acolhimento ao paciente Covid e do paciente que não Covid. A rede de atendimento, seja ela privada ou pública, discutindo e trabalhando unida garantirá o melhor atendimento possível à comunidade. E este é o nosso foco”, destacou.

Questões como fluxo de regulação, contratação de mão de obra, movimentação entre as unidades para abrigar especialidades, mudanças de perfil de paciente e tempo de internação estão entre os temas discutidos.

Também foi informado aos participantes que, em contato com os secretários de Saúde das cidades que integram a macrorregião, por meio de reunião on-line ocorrida hoje (4), foi pontuada a necessidade de manter o paciente de baixa complexidade no próprio município, oferecendo um atendimento hospitalar. “Para isso, vamos nos reunir na segunda-feira, desta vez presencialmente, respeitando as regras sanitárias, para implementar este trabalho nos municípios, inclusive, com a possibilidade de treinamento dos profissionais de saúde deles”, revelou o secretário Sétimo Bóscolo.

Todos que estiveram na reunião se comprometeram a analisar alternativas que possam resultar em ações práticas e que melhorem o fluxo de atendimento. A prefeita agradeceu a participação dos representantes, destacando que todos os esforços têm sido feitos no enfrentamento à doença e que o trabalho das unidades hospitalares tem contribuído significativamente para garantir uma retaguarda de atendimento à população, mediante alinhamento e apoio à Secretaria de Saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por