JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 12 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Quaresma e insumos fazem preços dos ovos de galinha subirem ao consumidor

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

04/03/2021 - 00:00:00. - Por Joanna Prata

Passada quase a metade da Quaresma, período em que o consumo de ovos aumenta já que muitos católicos deixam de comer carne neste tempo, o consumidor tem constatado significativo aumento do preço dos ovos de galinha nas prateleiras. De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço do produto tem subido desde o início de 2020. 

Segundo Rodrigo Ferreira, criador de galinhas poedeiras em Uberaba, a alta se deve ao custo de produção, que inclui insumos como milho e farelo de soja, que estão caros por acompanharem a variação do dólar. “O ovo não acompanhou os aumentos reais que deveriam ocorrer. Mesmo tendo aumentado na Quaresma, a variação não foi suficiente para cobrir o custo (...), atualmente o cenário da produção de ovos não está nada favorável, está praticamente inviável produzir”, lamenta o produtor.

Outro fator que influenciou o aumento de preço foi a valorização da carne bovina e de frango, tornando o ovo a principal proteína no prato de muitos brasileiros. “Além dos aumentos das proteínas animais, o poder de compra do brasileiro caiu com o desemprego, forçando o brasileiro a comer mais ovos”, completou Rodrigo. A oferta menor que o consumo no mercado, inevitavelmente, faz com que o preço suba.

Ainda segundo Rodrigo, a expectativa, que era de aumento de preços mais significativos no período da Quaresma, não tem sido correspondida. “A realidade não está sendo como projetada e esperada, pois a pandemia e as restrições estão fazendo com que as vendas fiquem na normalidade, nada que possamos dizer que nesta Quaresma vamos ter um consumo além do normal”, finaliza.

A reportagem do Jornal da Manhã fez rápida cotação em vários varejões de Uberaba e constatou variação de até R$2 no preço da dúzia de ovos brancos, tendo um valor médio de R$7,50. Então, a dica neste momento para economizar é pesquisar e ficar de olho nas ofertas.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia