JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 12 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Funepu suspende visitas e acompanhantes nas UPAs a partir desta sexta-feira

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

25/02/2021 - 10:43:35. - Por Larissa Prata


A partir de amanhã estão suspensas as visitas e acompanhantes (salvo exceções) nas UPAs (Foto/Francis Prado)

Em ofício enviado aos colaboradores nesta manhã (25), a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) fez sequência de determinações em decorrência do novo decreto de contingenciamento da Covid-19 no município. Entre as regras estão as suspensões de visitas e acompanhantes nas unidades de pronto atendimento (UPAs), salvo exceções de idosos com demência ou restrições motoras, visuais ou auditivas e menores de 18 anos. Segundo a fundação, as medidas têm como objetivo a proteção de pacientes e também colaboradores neste momento de crescimento acelerado de casos da doença em Uberaba.

No ofício, o qual o Jornal da Manhã teve acesso, é levado em consideração, prioritariamente, o caráter de excepcionalidade imposto pela pandemia da Covid-19, o que traz constante desafio às instituições de saúde no tocante ao atendimento seguro e qualificado aos pacientes. O documento ainda cita a instituição da Central de Fiscalização Covid-19, de natureza temporária, a fim de intensificar a fiscalização para coibir condutas incompatíveis com as ações de combate à pandemia.

Além disso, o crescente número de casos registrados em Uberaba e a falta de perspectiva de melhora do cenário epidemiológico, é preciso considerar a possibilidade real de aumento do número de novos casos e internações em decorrência da Covid-19. Sendo as UPAs uma das portas de entrada para a doença, é mister a intensificação das medidas de proteção.

Tendo isso em vista, a Funepu elencou novas determinações para o atendimento nas UPAs São Benedito e Parque do Mirante, com validade já a partir desta sexta-feira. Com isso, ficam suspensas as visitas nas duas unidades. Suspende-se a partir de amanhã também o acesso de acompanhantes, exceto para idosos com demência, restrição na mobilidade, baixa acuidade visual ou auditiva e menores de 18 anos.

Além disso, serão emitidos boletins médicos todos os dias da semana às 11h30 com a presença de apenas um acompanhante. Ficam restritos os horários de trocas de 7h às 10h e das 19h às 21h.

A Funepu ainda esclarece que está monitorando as informações oficiais acerca da propagação da Covid-19 e, por isso, novas medidas podem ser determinadas a qualquer momento.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia