CIDADE

Alagamentos provocados por bueiro entupido fazem família perder tudo, até as galinhas

Eduardo Marins
Publicado em 17/02/2021 às 20:31Atualizado em 19/12/2022 às 04:40
Compartilhar

Imagens/Leitor

A chuva que atingiu Uberaba durante esta segunda-feira (15) trouxe tristeza e dor de cabeça para uma família que mora no Parque das Américas. As horas de chuva fizeram uma grande quantidade de água se acumular na rua atingindo algumas casas da Rua José Pereira dos Reis. 

Um dos imóveis atingidos foi da família da babá Júnia Rodrigues da Silva Cruz, “minha mãe mora nesta casa e o temporal fez alagar tudo, perdemos dois guarda-roupas, um sofá e uma máquina de lavar, além de outros objetos”, conta.

A moradora conta que esta é a terceira vez que o local alaga desde o fim do ano passado, “na primeira vez foi numa chuva forte em novembro, a água acumulou no quintal e até matou as galinhas da minha mãe”, diz Junia Rodrigues.

O que tem causado os alagamentos, segundo Júnia são dois bueiros que estão no final da rua, cerca de 100 metros da residência, é que ambos estariam entupidos e cheios de lixo. “Já fiz a reclamação na Codau, que disse que é obrigação da prefeitura, liguei pra lá também, mas até agora ninguém limpou aqui, até vereador já veio e tirou foto, mas nada foi feito”, afirma. 

O medo da moradora é que outra chuva forte venha acontecer e mais estragos possam ser registrados no imóvel, “toda chuva que dá a gente perde algo, chegamos a construir uma barreira para evitar que a água entre na casa, mesmo assim não adiantou”, desabafa.

Veja víde

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura levando os problemas apontados pela leitora, em nota, fomos informados que em relação à Rua José Pereira dos Reis, a equipe operacional da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos esteve no local e constatou quatro bueiros entupidos com terra e lixo. Nesta quarta-feira (17), funcionários da Sesurb vão até lá fazer a limpeza. 

A Secretaria também constatou um poço tomado pela terra, “a ocorrência foi repassada para a Codau fazer a limpeza, como se trata de via marginal de rodovia, não pode ter o mesmo modelo de galeria pluvial como em ruas normais, por isso existe essa solução.  Quando enche o esgoto brota de lá espalhando detritos pelo local”, explica a nota. 

A Prefeitura informou ainda que ao lado da residência existe um terreno baldio particular, o Departamento de Posturas foi acionado para fazer a fiscalização e autuação do proprietário para que a limpeza seja feita, “no local a população também está depositando lixo, o que causa mau cheiro e se torna criadouro de insetos e animais. Com esses terrenos sujos, mesmo limpando os bueiros corre o risco de entupir novamente”, alerta a nota enviada pela administração municipal. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por