CIDADE

Sem fiscalização aparente, movimentação continua elevada nos pontos comerciais de Uberaba

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 12/02/2021 às 07:16Atualizado em 19/12/2022 às 04:49
Compartilhar

O movimento nas vias comerciais populares continua intenso, mesmo com as determinações do Decreto nº 222 de 10 de fevereiro de 2021, que instala a Central de Fiscalização da Covid-19 e pretende coibir ações que desabonem as normas sanitárias regulamentadas no decreto municipal.

Assim que o decreto entrou em vigor em Uberaba, na quarta-feira (10), a reportagem do Jornal da Manhã foi até a região central e percebeu fluxo intenso de pessoas, inclusive com o uso incorreto da máscara de proteção facial. No dia seguinte, quinta-feira (11), a reportagem voltou ao Calçadão da Artur Machado, que estava menos cheio. Vale a menção, no entanto, que quinta-feira foi chuvosa, além da ausência de agentes de fiscalização e controle das obrigações sanitárias.

Ainda, a reportagem esteve em uma avenida comercial conhecida pelas inúmeras lojas e centros por toda sua extensão, a Prudente de Morais, no bairro Abadia. Lá foi possível perceber o ritmo desacelerado e a presença de carros oficiais da Prefeitura de Uberaba. Contudo, os agentes fiscais não foram encontrados.

O Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba para saber o cronograma de fiscalização. Em nota, a Secretaria de Defesa Social explicou que "nesta quinta-feira (11) o trabalho das equipes de fiscalização concentrou suas ações na região do bairro São Benedito e do Abadia, na Avenida Prudente de Morais, sendo a área central fiscalizada na manhã desta sexta (12). Agentes do Departamento de Posturas e do Procon atuaram principalmente no entorno da Praça Rui Barbosa com relação ao uso de máscaras e a presença de barreiras sanitárias nos comércios"

Com relação ao cronograma, o secretário Glorivan Oliveira pontuou que "o trabalho será feito por áreas, atendendo demandas e denúncias pontuais, pois mesmo com o reforço criado pela Central, o Município não tem capacidade de cobrir todos os bairros ao mesmo tempo".

A nota enviada à reportagem ainda especifica que, desde o dia 1º de fevereiro até esta sexta, foram realizadas 106 notificações e 16 autuações por descumprimento aos decretos municipais. "Sobre o patrulhamento, em parceria com a Polícia Militar, o cronograma de atividades não pode ser divulgado por questões de sigilo, mas tem sido concentrado entre as 18h e 21h, para garantir que os estabelecimentos estão respeitando o horário de fechamento.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por