CIDADE

Sabe de alguém "furando a fila" da vacinação? Veja como denunciar de forma correta

Publicado em 05/02/2021 às 17:28Atualizado em 19/12/2022 às 05:02
Compartilhar

O processo de vacinação contra a Covid-19 no país atravessa diversas polêmicas, em Uberaba não é diferente. Denúncias sobre pessoas furando a fila da imunização têm repercutido nas redes sociais. O Jornal da Manhã também recebeu este tipo de queixa, conforme noticiado. Contudo, segundo os os órgãos públicos questionados pela reportagem, a falta de dados concretos impede que haja investigação precisa de cada caso.

Na última semana, a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) criou uma Ouvidoria para receber essas demandas. Porém, os denunciantes não ofereceram informações suficientes que pudessem embasar uma apuração, conforme a administração. 

A assessoria de comunicação da PMU pontuou que: “Depois que foi noticiado o canal da ouvidoria para denúncias, duas pessoas ligaram alegando que sabiam de um vizinho ou conhecido que teria tomado a vacina sem ser médico, porém essas pessoas não passaram nenhuma informação que possibilitasse qualquer averiguação. Não foi apresentado o nome da suposta pessoa que teria furado a fila e nem mesmo o local em que teria acontecido a vacinação”. 

Em entrevista à Rádio JM, a enfermeira Eliane Lacerda, que está à frente da vacinação na cidade, informou que a definição do grupo prioritário foi feita pelas próprias instituições, que se encarregam de repassar à Secretaria de Saúde os nomes, seguindo orientações feitas pela própria pasta para que os imunizantes fossem destinados somente a quem é do grupo prioritário, a fim de evitar mais problemas com os “fura-filas”. 

A enfermeira ainda ressalta que é importante denunciar pelos canais corretos e não pelas redes sociais. “Isso vai contribuir muito com a nossa equipe para que a gente possa realmente levantar essas denúncias de fura-fila”, pede.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) elaborou neste mês o Plano de Contingência Estadual para Vacinação contra a Covid-19, que também engloba medidas de fiscalização. A reportagem acionou a assessoria do MPMG e questionou se já foi oficializado no órgão algum caso de “fura fila” em Uberaba e na região do Triângulo Mineiro. 

Todavia, a promotoria afirmou que não é possível traçar um número por região. “Não temos como rastrear esses dados devido à forma pulverizada de recebimento de denúncias no MP, que podem ser tanto via ouvidoria ou diretamente na promotoria”. Para que esse levantamento fosse feito, seria preciso informar o nome da pessoa e a cidade para de fato ser apurado as medidas adotadas. 

Denuncie de forma correta

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estabeleceu procedimento para investigação de denúncias sobre a vacinação de pessoas que não integram o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. As denúncias devem ser feitas, via Ouvidoria da Saúde, pelos telefones: 3331-2745 ou 0800 942 3160. No ato, o denunciante deve se identificar, apresentando nome completo, RG e endereço. A identificação será mantida em sigilo, mas é necessária para validar a denúncia e evitar trotes. Para cada denúncia será aberto um processo de investigação por profissionais da Secretaria para que seja apurado junto ao estabelecimento onde a suposta infração tenha ocorrido. A Secretaria tem reforçado junto às instituições dos grupos prioritários para a vacinação, total rigor no acompanhamento da lista de vacinação apresentada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por