CIDADE

Bancários de cinco agências do BB fazem manifestação grevista em Uberaba

A mobilização é nacional e foi organizada por sindicatos da categoria em todo país

Daniela Brito
Publicado em 28/01/2021 às 20:49Atualizado em 19/12/2022 às 05:15
Compartilhar

Bancários se mobilizaram em frente a uma das agências do Banco do Brasil nesta manhã em Uberaba (Foto/Jairo Chagas)

Paralisação de bancários do Banco do Brasil atingiu nesta sexta-feira ao menos cinco agências em Uberaba. Houve adesão de funcionários lotados nas agências das avenidas Leopoldino de Oliveira, Guilherme Ferreira e Prudente de Morais e ainda dos bairros São Benedito e Santa Maria, localizada na avenida Edilson Lamartine Mendes.

A paralisação também foi marcada for cartazes e faixas na porta das agências com frases de repúdio à implantação do pacote de reestruturação que a instituição financeira pretende aplicar e que prevê o fechamento de centenas de agências em todo país. Estre as medidas está ainda um plano de demissão voluntária, cuja meta é desligar cinco mil funcionários.

A mobilização, realizada em nível nacional, foi organizada por sindicatos da categoria em todo país. Na cidade, o Sindicato dos Bancários de Uberaba foi responsável pelo chamado ao protesto. A reestruturação atinge diretamente o município, com o fechamento das agências dos bairros Boa Vista e Abadia.

Conforme o presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região, Diego Bunazar, houve adesão maciça dos funcionários, principalmente que realizam o atendimento de caixa. Ainda de acordo com ele, a reestruturação começa a atingir esta categoria. Já houve uma diretriz de restringir os atendimentos do caixa, “de acordo com a conveniência do banco”. Ao mesmo tempo, houve a redução em 30% o salário destes funcionários. “Este modelo de trabalho, de um setor que demanda muito atendimento, vai gerar aumento de filas e reduzir a qualidade de atendimento”, afirma.

O dirigente também aponta falta de transparência no conjunto de medidas anunciadas pelo BB e acredita que seja o primeiro passo para a privatização. “É um processo de desestruturação do patrimônio de todos os brasileiros, que é o Banco do Brasil, e um projeto preparatório para uma privatização, semelhante ao que está ocorrendo nos Correios”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por