CIDADE

Nova licitação está em andamento para conclusão do Alfredo Freire 4

A exemplo do que aconteceu com o Parque dos Girassóis, uma nova licitação deverá definir a empresa que irá realizar a conclusão das obras

Daniela Brito
Publicado em 25/01/2021 às 19:15Atualizado em 18/12/2022 às 12:05
Compartilhar

Foto/Arquivo

Com obras paralisadas, conjunto Alfredo Freire 4 está em situação de abandono e com unidades sendo depredadas

Com a retomada das obras do Parque dos Girassóis 4, ocorrida nessa segunda-feira, após a contratação de nova empreiteira, a Cohagra também tem como próximo desafio concluir o Alfredo Freire 4 – Módulos 1 e 2. Conforme o presidente, a construtora responsável não deu sequência às obras e devolveu o serviço. Com isso, a Caixa Econômica Federal já está montando processo licitatório para a contratação de outra empresa para assumir as obras e terminar as unidades habitacionais.

Ele também esclarece que, em um módulo do conjunto habitacional, a topografia do terreno exige a construção de muros de arrimo. “É uma construção um pouco diferente, que exige gasto maior, que é considerado problema para as construtoras”, reconhece. Em contrapartida, o outro módulo é em área mais plana, com menos percalços para que se conclua a construção. “Da mesma forma que ocorreu com o Girassóis 4, esperamos que ocorra com o Conjunto Alfredo Freire 4”, destaca.

Ainda de acordo com ele, o edital de licitação deve ficar pronto até o final do mês.

Por outro lado, ele destaca que há 3.500 famílias inscritas para adquirir a casa própria por meio da Cohagra. Segundo o presidente, a autarquia pretende realizar estudos para a construção de novos conjuntos habitacionais. No entanto, ele diz que, para viabilizar novas casas, é necessário que haja um local onde o município tenha condições de fornecer infraestrutura. Presidente da Cohagra diz que manterá a fiscalização dos imóveis irregulares 

 Cohagra (Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande) vai reforçar a fiscalização para que não haja desvio da finalidade das moradias entregues por programas habitacionais do Governo Federal. A informação é do presidente, Davidson José Chagas, em entrevista à Rádio JM.

De acordo com ele, há informações de que pessoas contempladas com unidades habitacionais não residem no local e outras que até venderam ou passaram a cessão de uso do imóvel para terceiros, o que é irregular.

Segundo o presidente, a equipe de fiscalização já realiza estudo para acompanhar de perto tais situações. “Detectando o problema, vamos passar para a Caixa Econômica Federal, para que ela tome as medidas de desocupação do imóvel e a Cohagra faça a destinação correta, efetivamente para quem necessite”, informa Davison José.

No entanto, ele reforça que todo procedimento vai depender dessa checagem da equipe de fiscalização. “Mas quem estiver no desvio de finalidade vai perder o imóvel”, coloca.

Desde a gestão passada, a Cohagra utiliza o sistema de QR-Code como forma de fiscalização. O sistema faz a verificação dos dados dos mutuários das residências. Segundo o presidente, a metodologia será mantida pela atual administração da Cohagra e outras ferramentas também poderão ser utilizadas para o trabalho de fiscalização. “O que tiver de ser feito, nós faremos”, afirma Davison José. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por