CIDADE

Idosos em asilos devem ser vacinados semana que vem; número de instituições que serão contempladas ainda é incerto

Eduardo Marins
Publicado em 20/01/2021 às 13:31Atualizado em 18/12/2022 às 11:56
Compartilhar

Os idosos asilados estão na primeira fase de vacinação do grupo prioritário e, em Uberaba, há cerca de 500 idosos distribuídos em 35 unidades de longa permanência (Foto/Arquivo JM)

A aplicação das doses da vacina Coronavac começa nesta quarta-feira (20) em Uberaba. A primeira etapa do plano de imunização vai contemplar principalmente os profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento da Covid-19. 

Os idosos asilados nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) devem receber a vacina na próxima segunda-feira (25). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde à reportagem do Jornal da Manhã. De acordo com a assessoria, Uberaba tem hoje pelo menos 500 idosos sendo assistidos pelas entidades, que são 35 no total. Ainda não é possível especificar quantos idosos e quais instituições vão receber as doses nesta primeira fase. No entanto, a assessoria reforça que um “levantamento criterioso” está sendo feito para definir como será a estratégia para atender este grupo em específico.

Segundo o plano de vacinação elaborado, 145 idosos acima de 75 anos em asilos ou instituições de longa permanência, 4.383 trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente no tratamento da Covid-19, 36 profissionais das salas de vacina e 37 servidores das equipes das unidades básicas serão vacinados neste primeiro momento em Uberaba. 

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, repassadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba, hoje (20) os trabalhos de imunização começam com os funcionários do Hospital Regional, com os servidores dos Bombeiros, Samu e profissionais da Ubervidas.

Na quinta-feira (21) será a vez das equipes do Hospital São Domingos e Hospital Universitário Mário Palmério. Na sexta-feira (22), as doses serão oferecidas para trabalhadores das UPAs (Mirante e São Benedito), além do Hospital da Criança e do Hospital de Clínicas da UFTM. 

Uberaba recebeu nesta terça-feira 9.202 doses da vacina, o que deve contemplar 4.601 pessoas. De acordo com o município, apenas 1/3 do grupo prioritário deve ser atendido neste primeiro momento. O objetivo é que mais pessoas sejam imunizadas assim que novos lotes da vacina cheguem à cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por