Teve inicio nesta semana, a recuperação do asfalto com eliminação de pelo menos quatro buracos provocados pelos chamados borrachudos asfálticos na avenida Leopoldino de Oliveira, ao longo do corredor BRT, no cruzamento com a avenida Gabriela Castro Cunha/rua Álfen Paixão, em frente ao Terminal Oeste. O trabalho é realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sesurb).
De acordo com o diretor de Infraestrutura, Marco Antônio Vieira de Lima, o trabalho consiste em recuperar a estrutura do pavimento, com a remoção não apenas do asfalto, mas também do cascalho e da base. Isso porque, segundo ele, com as constantes chuvas e o fluxo de ônibus, acontece um amolecimento da pavimentação abaixo do asfalto formando os borrachudos, que tem aspecto ondulado, como se estivessem sendo empurradas para as bordas da pista.
O problema pode ocorrer em qualquer ponto da via, no entanto é mais comum nas curvas, pela ação dos pneus de veículos pesados, que ao virarem fazem maior pressão de dentro para fora da pista, empurrando o asfalto, que ganha a aparência de borracha. Daí o termo “borrachudo” empregado pelos especialistas em pavimentação.
Marco Antônio explica que para isso, é feito o recorte no asfalto no trecho onde há deformidade e refeitas suas camadas. Para o serviço ficar pronto, no entanto, o tempo precisa ficar mais firme para secar devidamente. “Detectamos também problema semelhante próximo à Estação 02 do BRT, localizada em frente ao Shopping Generoso Lenza, onde também vamos atuar. Estamos fazendo um levantamento de outros locais que eventualmente estejam na mesma situação”, concluiu.