CIDADE

Chuva deve permanecer intensa em Uberaba esta semana após forte temporal

Publicado em 08/12/2020 às 19:28Atualizado em 18/12/2022 às 11:20
Compartilhar

Imagens/Reprodução

Motoristas enfrentaram dificuldades para sair de estacionamento de shopping

Uma forte tempestade atingiu Uberaba na noite desta terça-feira (08). Alguns pontos da cidade chegaram novamente a alagar. Conforme a previsão do ClimaTempo, pancadas de chuva são esperadas durante toda esta semana. 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, por causa do temporal, foram registradas três quedas de árvores. Uma delas na avenida Lucas Borges, com obstrução do trânsito. Na rua Vigário Silva, também por conta da queda de uma árvore, houve obstrução da entrada de uma residência.

Já na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, antigo Centro Médico, foi registrado dano no toldo da entrada do prédio. Os militares realizam vistoria e repassaram a demanda à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Os militares também estiveram no Valim de Melo para vistoriarem risco de queda de árvore nas ruas Atílio Ângelo de Paula e Alameda Benedito Ferreira Rosa. Principio de inundação foi detectado na avenida Cristo Rei e outro na rua José Castro Dessem. Nos dois casos, a atuação dos os bombeiros foi dispensada. Na rua Osório Joaquim Guimarães, um apartamento com infiltração recorrentes também precisou da atenção dos militares.

Ainda de acordo com os Bombeiros, cinco solicitações de corte de árvore foram atendidas na manhã desta quarta-feira (9).

Segundo informações da climatologista Wanda Prata, a chuva desta terça-feira (8) começou as 18:59' e terminou às 19:30' acumulou 50 mm. O total acumulado até o momento é de 201 mm. A media climatológica para o mês de dezembro em Uberaba é de 263 mm."A Zona de Convergência do Atlântico Sul ( ZCAS) que se formou no domingo deverá ficar ainda por mais três dias, provocando chuvas volumosas, principalmente sobre Triângulo, sul de Minas, Goiás, e MT", explica.

ZCAS é uma monção (de tempos em tempos) que se forma quando sobe uma frente fria e há um VCAN (Vórtice Ciclone de Altos Móveis) localizado sobre o Nordeste do Brasil. Ele impede a subida da ZCAS para o nordeste.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de severidade perigoso. A cidade permanece sob alerta até esta quarta-feira (9), por volta das 11h. O município de Uberlândia também está sob alerta de perigo, nesta noite, inclusive, carros chegaram a ser arrastados pela enxurrada. Veja abaix

Vale destacar que há riscos potenciais de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:

Em caso de rajadas de vent (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por