CIDADE

Contabilistas cobram a retomada do atendimento presencial na Receita

Daniela Brito
Publicado em 02/12/2020 às 19:16Atualizado em 18/12/2022 às 11:07
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Sem atendimento presencial, o contribuinte precisa deixar documento em uma caixa que está colocada na porta da repartição pública

Sindicato dos Contabilistas de Uberaba (Sindicont) continua enfrentando dificuldades no atendimento da Receita Federal e defende a retomada presencial na unidade de Uberaba.

De acordo com o presidente, Marcos Antônio de Oliveira, as consultas continuam sendo feitas por envelopamento e através do sistema digital. “Mas não temos canal direto ao servidor público. Apenas um atendimento eletrônico, que é um canal impessoal. Esta é a nossa maior dificuldade”, diz o dirigente, que defende um contato mais próximo com o servidor público, para tirar dúvidas.

Ele também informa que o órgão disponibilizou as consultas de pendências pelo portal E-CAC, o que facilitou o trabalho dos profissionais. “Quem tem certificado digital pode acessar o sistema. E quem não tem, pode gerar um código e ter acesso também”, diz.  Caso não seja possível, o contribuinte deve fazer uma procuração para quem tem código de acesso – que geralmente é um profissional de contabilidade – por meio de envelopamento na Receita Federal. Neste caso, é necessário colocar a documentação em um envelope e deixar em uma caixa, na porta da repartição pública.

Neste sentido, Marcos Antônio defende a retomada do atendimento presencial. “Queremos que retornem, o mais rápido possível, com os atendimentos presenciais”, reforça.

O presidente do Sindicont também esclarece que é necessário buscar a Delegacia Regional de Uberlândia em apenas alguns casos pontuais. Assim, as demandas são feitas por e-mail.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por