JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 27 de janeiro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Com estoque baixo no fim de ano, Hemocentro espera mais doadores

Ações desencadeadas no “Dia Mundial do Doador de Sangue”, em 25 de novembro, não foram suficientes para regular os estoques

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

02/12/2020 - 00:00:00. - Por Daniela Brito

Foto/Jairo Chagas


Coordenador do Hemocentro Regional de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, diz que os tipos sanguíneos mais requisitados são ‘O’ Negativo e ‘O’ Positivo 

Hemocentro Regional de Uberaba está com o estoque de sangue baixo e prepara ações para aumentar o volume das doações, principalmente para atender a demanda de fim de ano. O período causa preocupação, tendo em vista o crescimento no número de acidentes e a necessidade maior de transfusões de sangue.

De acordo com informações do coordenador do Hemocentro Regional em Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, os estoques mais baixos são para os tipos sanguíneos ‘O’ Negativo e ‘O’ Positivo. “Estamos com estoque 10% abaixo do normal para estes tipos sanguíneos”, diz.

Conforme esclarece, a campanha “Somos todos do mesmo sangue”, que marcou o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, não foi suficiente para aumentar os estoques. “As doações foram boas e muito importantes. Mas ainda estamos precisando de doações, principalmente para manter os estoques para o final de ano”, diz o coordenador.

Segundo ele, as ações de incentivo serão intensificadas a partir da segunda quinzena de dezembro. “Vamos fazer um trabalho interno para convocar os doadores, pois este período nos traz grande preocupação e pedimos que as pessoas venham doar sangue”, diz, lembrando que o Hemocentro Uberaba atende 27 municípios do Triângulo Sul.

Por outro lado, o coordenador também reconhece que houve queda no volume de doações de sangue em razão da pandemia, o que também comprometeu os estoques.  Para evitar aglomerações, as doações estão sendo agendadas por meio do telefone 155. Além disso, há coleta noturna, a qual possibilita atender o maior número de doadores.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia