CIDADE

Covid-19: Uberaba apresenta queda na incidência da doença na última semana

Publicado em 23/11/2020 às 18:32Atualizado em 19/12/2022 às 05:50
Compartilhar

Prefeitura de Uberaba divulga que a incidência da covid-19 em Uberaba apresentou queda na última semana. Segundo dados apresentados pelo secretário de Saúde, Iraci Neto, a incidência da doença permaneceu em queda durante três a quatro semanas, com leve elevação após a semana passada e esta semana voltou a apresentar queda, com R0 indo de 0,97 para 0,85. 

Nesta segunda-feira (23), conforme o Monitoramento Diário da Covid-19, os casos positivos totalizaram 8.603, sendo que destes, 8.166 estão recuperados. Os outros estão em atendimento domiciliar e hospitalar. Os casos negativos somam 54.680. Não há registro nesta segunda de novos óbitos em investigação, confirmados ou descartados.

“As taxas de ocupação das UTIs têm se mantido entre 20 e 22%, enquanto a ocupação das enfermarias segue com média de 15% nas últimas três semanas, o que nos dá uma certa tranquilidade, mas sempre alerta para qualquer alteração”, pontuou o secretário de Saúde de Uberaba.

Ainda conforme o Monitoramento Diário, a taxa de ocupação dos leitos para covid, nesta segunda, está em 22% na UTI e 16% na enfermaria. Já os leitos para outras especificidades estão com ocupação de 79% na UTI e 63% na enfermaria.  

Incidência do coronavírus é tema de reunião dos gestores do Triângulo

Gestores municipais da macrorregião Triângulo Sul participaram ontem de videoconferência com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério Público Estadual para discutir sobre a incidência de Covid-19 na região. Na conversa virtual, foi abordado o aumento da incidência da doença no Brasil e também foi feito um pedido de alerta devido ao crescimento do número de casos observado nas últimas duas semanas na região.

Presente à reunião virtual, o prefeito Paulo Piau (MDB) manifestou que o alerta é extremamente importante em face da segunda onda de coronavírus que atinge os países da Europa. “A pandemia não acabou. Nós, gestores públicos, prefeitos, temos uma responsabilidade diferenciada e até o dia 31 de dezembro, vamos assumir nossa responsabilidade”, ressaltou.

O chefe do Executivo ainda posicionou que a transição de governo é um fator a ser levado em consideração no combate à pandemia e um levantamento está sendo preparado para a entrega ao próximo gestor. “Estamos fazendo um relatório específico da Covid-19, com todos os detalhes, para que o próximo gestor possa assumir com todas as informações necessárias para tomada de decisões”, salientou.

Já o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, que também participou da videoconferência, apresentou dados sobre a situação em Uberaba. Segundo ele, durante três semanas seguidas, a cidade manteve uma tendência de queda na incidência de Covid-19 e houve uma elevação na semana anterior, mas agora o município voltou a registrar redução no número de casos.

Iraci adiantou que há um monitoramento diário sendo feito dos indicadores para verificar se a flutuação foi momentânea ou não. “As taxas de ocupação das UTIs têm se mantido entre 20 e 22%, enquanto a ocupação das enfermarias segue com média de 15% nas últimas três semanas, o que nos dá uma certa tranquilidade, mas sempre alerta para qualquer alteração”, pontuou.

A equipe do governo mineiro começou a se reunir virtualmente com dirigentes das macrorregiões de saúde na semana passada para falar sobre o atual cenário da Covid-19 em todo o Estado e as ações de enfrentamento à pandemia. As primeiras reuniões foram com gestores das macrorregiões Sudeste e Leste do Estado. (Gisele Barcelos) 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por