JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 03 de dezembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Detran libera exames simultâneos para CNH nas categorias A e B

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/11/2020 - 00:00:00. - Por Daniela Brito

Reprodução


A partir de agora será possível fazer os exames para a habilitação A, para moto, de forma simultânea com a categoria B, para carro

Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) liberou a habilitação simultânea das categorias A e B. Com isto, o cidadão poderá iniciar simultaneamente os dois processos e utilizará as mesmas taxas para ambos. Já candidato que já estiver com um processo de habilitação em andamento, poderá dar início ao outro antes de concluir o primeiro. 

Segundo o Detran-MG, a decisão foi adotada após muitos estudos, planejamentos e movimentações sistêmicas e vão impactar positivamente na formação do condutor já que, antes, era necessário concluir um processo para iniciar outro.

No entanto, para que os dois processos possam tramitar simultaneamente, é preciso que o exame médico do candidato o considere apto para as duas categorias (A e B). Além disso, será emitida uma única Lauda de Avaliação para os dois processos simultâneos.

O candidato poderá cumprir a carga horária dos dois processos ao mesmo tempo, de acordo com a sua disponibilidade, não sendo necessário exaurir a carga horária mínima de uma categoria para iniciar a da outra.

Por outro lado, a PPD (Permissão Para Dirigir), em via de regra, será emitida apenas quando o candidato for aprovado nos dois processos (A e B), porém, será dado a ele a possibilidade de desistir de um deles, caso tenha sido aprovado em um e queira receber sua habilitação antes de findar o outro. Nessa hipótese, o condutor terá que reiniciar o processo do qual desistiu para poder adicionar a nova categoria em sua habilitação. 

Sindicato das autoescolas aprova a medida por oferecer mais facilidade

O diretor do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (SIPROCFC-MG) em Uberaba, Marcelo Lima aplaude a iniciativa.

Segundo ele, a medida é muito positiva, pois a autoescola poderá oferecer ao cliente a oportunidade de fazer o processo para duas categorias ao mesmo tempo. “E para o cliente também é muito bom, pois ele terá a possibilidade de conseguir, de uma só vez, duas habilitações com mais agilidade”, diz.
 


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia