JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 27 de novembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Covid-19: Taxa de recuperados cresce em Uberaba, mas secretário reforça atenção com as regras sanitárias

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

18/11/2020 - 18:41:34. Última atualização: 18/11/2020 - 19:12:59.

Uma análise da evolução da pandemia do coronavírus em Uberaba foi divulgada nesta quarta-feira (18). As informações são referentes à Semana Epidemiológica 46, de 08 a 14 de novembro, semana que antecedeu o primeiro turno das eleições 2020. 

Dentre os principais números, o secretário de Saúde, Iraci Neto, destaca que mais de 94,2% das pessoas que testaram positivo para Covid-19 já estão recuperadas. O dado representa quase 8 mil pessoas que tiveram exposição ao vírus e recuperaram da doença, explica o secretário. Além disso, diz Iraci, há cinco semanas, Uberaba apresenta estabilidade na taxa de mortalidade e de letalidade.

“Temos muito mais casos saindo do estágio de quarentena e recuperados do que novos casos positivos e óbitos. As taxas de ocupação de leitos se mantiveram. Infelizmente, nesta última semana tivemos uma subida de 0,2% em relação ao R0, devido à circulação das pessoas, que estão perdendo o medo, mas dentro de um movimento nacional”, relata Iraci.

O R0, que é a taxa de transmissão, chegou a 0,97 em Uberaba na Semana Epidemiológica 45, enquanto no Brasil essa taxa foi de 0,68 para 1,1. De acordo com Iraci, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul do Brasil já suspenderam as cirurgias eletivas novamente, devido o aumento no número de casos e de ocupação de leitos de UTIs e enfermaria. As taxas de Uberaba são de 23,7% e 15,9%, respectivamente. 

“Essa subida da transmissibilidade não deu reflexo ainda em Uberaba, vamos ficar atentos na próxima semana, mas foi uma movimentação nacional. A gente sabe que a população cansou, mas o vírus está aí e a pandemia continua ativa. Por isso, pedimos à população que reforcem os cuidados de higiene e limpeza, uso de máscara e distanciamento, para que a gente não tenha um novo aumento da pandemia”, reforçou o secretário de Saúde. 

Monitoramento Diário da Covid-19

Também foi divulgado nesta quarta, o Monitoramento Diário da Covid-19 em Uberaba. Conforme o documento, a cidade totaliza 8.387 casos positivos, sendo que destes, 7.969 estão recuperados. Os outros estão em atendimento domiciliar e hospitalar. Casos negativos somam 53.331.

De acordo com a Secretaria de Saúde, um óbito em investigação foi descartado para Covid-19. A morte em questão foi publicada no dia 17 de novembro, sendo a vítima um senhor de 82 anos. Um óbito em investigação é confirmado, tendo sido publicado no dia 08 de novembro. Trata-se de uma idosa de 77 anos. Um óbito foi confirmado para Covid-19, sendo um idoso de 88 anos, com relato de comorbidades e que estava internado em um hospital particular há 7 dias. Desta forma, Uberaba registra 224 óbitos confirmados e sem óbitos em investigação.

Nesta quarta, especificamente, a taxa de ocupação dos leitos para a Covid-19 está em 30% na UTI e 13% na enfermaria. Já os outros leitos estão com ocupação de 83% na UTI e 68% na enfermaria. 

Acesse o portal e conheça todas as projeções e dados da Saúde no enfrentamento a Covid-19. Também no portal, seguindo os critérios especificados, pode ser feito o cadastro para a testagem qualificada.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia