CIDADE

Onça parda e filhote continuam sendo monitoradas no Horto Municipal

Michelle Rosa
Publicado em 03/11/2020 às 13:49Atualizado em 19/12/2022 às 06:12
Compartilhar

Onça parda foi vista pela primeira vez no início do mês passado e é monitorado desde então (Foto/Reprodução)

Continua o monitoramento de onça parda e do seu filhote no Horto Municipal. A informação foi repassada pela Prefeitura de Uberaba nesta terça-feira, 03. 

De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), gestora do Horto, o trabalho está sendo realizado pela equipe da pasta, Ibama, IEF-MG, Hospital Veterinário, PMMA, MPMG e também pelo projeto Tatu-Canastra. 

“Projeto dispõe de câmeras trap que vão ampliar o monitoramento dos animais, visto que quanto mais informações obtiverem sobre esses animais, maiores são as chances de captura dos mesmos de forma segura”, explica a secretaria.

No dia 8 de outubro o Jornal da Manhã noticiou que uma onça-parda adulta e um filhote foram vistos na região do Horto Municipal.

O filhote foi encontrado pelo sistema de vigilância, enquanto realizava uma caminhada. Em seguida, alguns vigias avistaram a mãe que, de acordo com o biólogo da pasta, está magra e debilitada.

Após detectar a presença dos animais, os responsáveis entraram em contato com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que são responsáveis pelo manejo da fauna, para poder criar uma estratégia para capturar o animal.

Armadilha para capturar onça-parda e filhote no Horto Municipal está montada desde o dia 19 de outubro. A instalação do equipamento foi realizada pelo biólogo da Semam Paulo César Franco e acompanhada pelo médico veterinário e gerente clínico do Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), Cláudio Yudi.

Trabalho de captura é orientado pelo professor e doutor em medicina veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) André Luiz Quagliatto Santos, técnico indicado para a ação pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - órgãos são responsáveis pelo manejo da fauna silvestre nativa. Os felinos foram flagrados no Horto no início deste mês.

Para atrair os animais, foram colocados pedaços de carne e de frango no interior da armadilha e um pouco de sangue esparramado ao redor do equipamento para despertar o interesse dos carnívoros, principalmente, pelo olfato. 

Segundo o biólogo da Semam, a expectativa é de que pelo menos um dos felinos fosse capturado nos próximos dias, embora não seja possível especificar o tempo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por