CIDADE

Chove 44mm durante duas horas em Uberaba; pontos da Leopoldino alagam

Inmet emite alerta para chuvas de até 100 mm seguidas de ventania no Triângulo

Publicado em 30/10/2020 às 13:13Atualizado em 18/12/2022 às 10:39
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de chuva de até 100 mm acompanhada de ventos intensos, variando de 60 a 100 km/h em 518 cidades mineiras, inclusive em Uberaba. Em algumas delas, inclusive, há previsão de queda de granizo. O alerta de tempestade é válido até às 11h deste sábado (31).

Na tarde desta sexta-feira (30), a chuva caiu em Uberaba e pontos da Leopoldino de Oliveira voltaram a alagar. Segundo a climatologista Wanda Prata, das 14h às 16h, choveu 44 mm. Até a noite de quinta-feira (29), já havia chovido 105,5 mm, totalizando então 149,5 mm em outubro.

Wanda ainda explica que está chegando um sistema empurrado por um cavado que irá formar uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e que ainda é esperada muito chuva para hoje e sábado. Na tarde de domingo ainda deve chover, contudo a Zona de Convergência sobe para o nordeste. Contudo, ainda segundo a climatologista, as temperaturas ficam mais suaves na cidade devido à alta pressão que empurra a ZCAS.

O Inmet alerta que a chuva forte pode causar corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, e orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em caso de ventos fortes por causa do risco de descargas elétricas e queda de árvores. Além disso, se possível, é orientado que aparelhos elétricos sejam desligados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por