CIDADE

Lojistas já se preparam para Black Friday e esperam aumento de vendas mesmo com a pandemia

Raiane Duarte
Publicado em 25/10/2020 às 17:31Atualizado em 18/12/2022 às 10:34
Compartilhar

Foto/Arquivo/Reprodução

Os lojistas de Uberaba já se preparam para a Black Friday 2020. Neste ano, a data de promoções ocorre no dia 27 de novembro e é aguardada tanto por consumidores quanto por empresários. Contudo, o cenário é diferente dos outros anos, com a pandemia causada pelo coronavírus, há uma reinvenção no formato de vendas. 

Com o final de ano, a expectativa é que a economia esquente com a famosa sexta-feira de ofertas e também o Natal. Em nível nacional, um levantamento realizado pela Rakuten Advertising, apontou que 87% das pessoas querem ir às compras para o Natal e 57% desejam aproveitar a Black Friday. Na edição do ano passado, o brasileiro gastou R$404,18 por compra, em média. 

Na loja de produtos de beleza, Flor da Manhã, que é uma franquia oficial da Natura em Uberaba, a expectativa é positiva e o estabelecimento já começou a inclusive separar produtos para a data.  "Aqui na loja já começamos a organizar nosso estoque para a Black e esperamos obter muitas vendas. Hoje, os clientes são exigentes e prezam muito pela qualidade com um preço bacana. Acredito que vamos conseguir um resultado bem legal", explicou a gerente do estabelecimento, Ludmilla Lima, gerente administrativa.

Um dos fatores impulsionados pela pandemia e que terá impacto na Black Friday foi as vendas online, o e-commerce cresceu e os estabelecimentos que ainda não utilizavam este formato começaram a aderir a ele. As redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp Business também foram fundamentais para que, em tempos de distanciamento social, houvesse a aproximação entre loja e cliente. 

Ludmila Lima explica que na Flor da Manhã, mesmo antes da pandemia, já era oferecido o serviço de delivery.  “Com a pandemia, as vendas online e por telefone se intensificaram bastante. Pensando na saúde tanto dos nossos colaboradores quanto dos nossos clientes estamos mantendo o atendimento na loja física modelo “passe e pegue”, com barreira física. Levamos os produtos que o cliente solicitar até um balcão que fica na porta da loja”.

No setor de móveis, a projeção de vendas também é positiva. A gerente das lojas Móveis Araxá, Dayane Diniz, explica que já houve um crescimento durante a pandemia e que, para a Black Friday, a expectativa é que cresça ainda mais. Quanto às ofertas, a loja também trabalha com a proposta de antecipação, onde já estão sendo anunciados produtos. “Já estão ocorrendo as promoções, mas no dia 27 vai acontecer em maior número”. 

Quanto ao formato de vendas, Dayane reforçou que as vendas na loja física na Black seguirão as medidas sanitárias da mesma forma que já estão sendo seguidas, tais como 

distanciamento social, utilização de máscaras e disponibilização de álcool gel. Atualmente, a loja também já faz um pré-atendimento online. 

A gerente da Móveis Araxá também traça um paralelo do setor, e explica que, o fato de as pessoas terem passado mais tempo em isolamento auxiliou nas vendas. “Na verdade, por as pessoas estarem ficando tanto tempo em casa na pandemia, creio que surgiu essa vontade de repaginar a casa", conclui. Por outro lado, a venda dos móveis feitos por encomenda foram afetadas, devido problemas na compra e no recebimento de matéria prima.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por