CIDADE

Saúde recebe 3 mil testes rápidos para Covid-19 com eficácia maior

Daniela Brito
Publicado em 22/10/2020 às 00:12Atualizado em 18/12/2022 às 10:26
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Ao mesmo tempo em que as unidades também são abastecidas com os testes, seguem em funcionamento os do drive-thru

Secretaria de Saúde ganha reforço de mais 3 mil testes para Covid-19, que detectam o vírus logo no início do contágio. O material foi distribuído nesta quarta-feira (21), de forma estratégica na rede municipal de Saúde.

Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, este tipo de teste - que deve ser feito entre o segundo e sétimo dia de sintomas -, tem o mesmo princípio do PCR, que identifica o antígeno da doença, ou seja, o vírus Sars-CoV-2. “Dá mais agilidade ao diagnóstico de pessoas com sintomas graves suspeitos e facilita a transferência para o hospital de pacientes positivos”, explica.

Segundo ele, a eficácia do exame é de 90%, “praticamente igual ao teste de PCR”, sendo o procedimento realizado com coleta de material em secreção coletada da garganta (orofaringe) e do nariz (nasofaringe).

Além disso, a SMS reforça que qualquer pessoa que tenha quadro de síndrome gripal e apresente piora, deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação médica, ou uma das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por