CIDADE

Sanatório Espírita é desinterditado e está apto a admitir pacientes

Carol Rodrigues
Publicado em 21/10/2020 às 20:52Atualizado em 18/12/2022 às 10:26
Compartilhar

Serviço Integrado de Saúde Dona Maria Modesto Cravo - “Sanatório Espírita de Uberaba” foi desinterditado pela Vigilância Sanitária (Visa) de Uberaba na terça-feira (20), um dia após Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Município e o hospital psiquiátrico firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularizar as condições higiênico-sanitárias do local e destravar a transferência de recursos financeiros. Agora, o hospital está apto a receber novos pacientes.                                             

Entre as cláusulas a serem cumpridas de forma imediata pela entidade, está a garantia da presença de médico assistente 24 horas, a contratação e a manutenção de equipe técnica e multidisciplinar mínima e o devido abastecimento de insumos e medicamentos necessários, além do início e manutenção da admissão e alta de paciente durante qualquer horário e dia.

Outro item obriga o Sanatório a regularizar, em 30 dias, contados a partir da assinatura do TAC, as inconformidades apontadas pela Visa de Uberaba e, consequentemente, possibilitar a renovação do Alvará. Além disso, a entidade deve elaborar e implementar protocolos de biossegurança para prevenir a covid-19. O Município de Uberaba pactuou a fiscalização do cumprimento de todas as cláusulas do TAC, que devem ser executadas em até seis meses. 

O Sanatório receberá, em seis parcelas iguais e mediante cumprimento progressivo das cláusulas do TAC, os recursos financeiros do Ministério da Saúde - cerca de R$ 1.067.000, destinados para conter o avanço da pandemia - decorrentes de duas portarias de maio de 2020. A instituição ainda é capaz de receber, agora, verba de R$ 50 mil advinda de emenda parlamentar de 2019, também desde que cumpridas condicionantes estabelecidas no Termo. Os repasses, até então, não tinham sido efetivados pela Secretaria Municipal de Saúde sob o argumento de ser necessária a celebração de TAC com o Ministério Público Estadual.

O hospital psiquiátrico foi parcialmente interditado em setembro deste ano pela Visa por várias irregularidades, como a falta de médicos 24 horas por dia e ausência de registros de evolução multiprofissional em prontuários. Desde 2018, o Alvará Sanitário da instituição sem fins lucrativos estava vencido. Além disso, somou-se o fato de a entidade ter reportado, em agosto, possível quadro de surto de covid-19 no local, com próprio pedido de suspensão das internações. 

Matéria atualizada às 8h de 22 de outubro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por