CIDADE

Falta de energia no Santa Maria dura quase 15 horas, diz morador

Pane atingiu várias ruas do bairro e houve instabilidade na rede elétrica entre 23h de segunda-feira e 7h15 de ontem

Daniela Brito
Publicado em 20/10/2020 às 19:22Atualizado em 18/12/2022 às 10:23
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Foto/Reprodução 

Cemig informou que o problema foi acidental e que as equipes atuaram imediatamente após as ocorrências 

Uberabenses reclamam do corte no fornecimento de energia elétrica na cidade. No bairro Santa Maria, moradores ficaram sem energia das 17h30 de segunda-feira (19) até, praticamente, às 7h15 desta terça-feira (20). Além disso, os reclamantes criticam o atendimento da Cemig (Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais). “É horrível, e não informaram a razão da queda de energia nem o horário certo do retorno”, diz um dos moradores da avenida Maranhão que foram atingidos pelo apagão.

O morador afirma ainda que das 23h às 7h15 foi verificada instabilidade da rede elétrica, o que também prejudicou equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. “A situação já vem acontecendo rotineiramente, mas desta vez foi uma tarde e uma noite inteira”, afirma. 

Outra denunciante, moradora da rua Amazonas, também reclama do apagão. Mãe de quatro crianças, ela afirma que ficou mais de doze horas sem energia elétrica. “Eu liguei para a Cemig e pediram apenas para eu deixar meus aparelhos domésticos desligados para não haver danos e que iriam abrir um chamado. A informação era para eu aguardar até as 23h. Mas, tudo foi normalizado só na manhã de terça-feira. Eu fiquei quinze horas sem luz, com quatro crianças e tendo que aguardar a boa vontade da Cemig. Mas a conta não espera não e vem um absurdo”, reclama. Cemig diz que houve sequência de ocorrências em virtude da chuva 

Por meio da assessoria de imprensa, a Cemig esclarece que a interrupção foi acidental e ocorreu para parte dos moradores do bairro Santa Maria em razão da chuva, acompanhada de ventos e descargas atmosféricas - raios. Desde o início da ocorrência, as equipes atuaram para solucionar a falha, que foi corrigida com a retirada de objetos lançados sobre a rede elétrica e emenda dos cabos. O restabelecimento ocorreu às 22h. Porém, uma nova ocorrência, que atingiu um número reduzido de clientes, foi registrada às 23h e, as equipes trabalharam nos reparos até concluir os atendimentos, o que aconteceu às 8h40 da manhã de terça-feira.

Segundo a Cemig, quando há interrupção do fornecimento, muitas vezes é necessário percorrer toda a rede elétrica para identificar a causa da ocorrência. Esse procedimento é necessário para evitar acidentes, que poderiam ocorrer caso o fornecimento seja restabelecido sem inspeção. Apenas após essa inspeção é possível determinar a causa da ocorrência e, a partir da gravidade dos danos, estabelecer o prazo para restabelecimento do fornecimento.

Informa ainda que nos dois endereços dos reclamantes não há registros recentes de interrupção do fornecimento de energia, portanto, não procede a informação de que as interrupções são rotineiras. Além disso, em caso de danos a equipamentos eletroeletrônicos, o cliente deve registrar solicitação de análise para ressarcimento por meio dos canais de atendimento da Cemig: Cemig Atende Web – www.cemig.com.br, aplicativo “Cemig Atende”, disponível para Android e IOS, e “Fale com a Cemig” – 116.  

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