CIDADE

Montada armadilha para captura de onça-parda e filhote no Horto Municipal

Publicado em 20/10/2020 às 18:09Atualizado em 18/12/2022 às 10:23
Compartilhar

Armadilha para capturar onça-parda e filhote no Horto Municipal está montada desde segunda-feira (19). A instalação do equipamento pelo biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) Paulo César Franco foi acompanhada pelo médico veterinário e gerente clínico do Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), Cláudio Yudi.

Trabalho de captura é orientado pelo professor e doutor em medicina veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) André Luiz Quagliatto Santos, técnico indicado para a ação pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - órgãos são responsáveis pelo manejo da fauna silvestre nativa. Os felinos foram flagrados no Horto no início deste mês.

Para atrair os animais, foram colocados pedaços de carne e de frango no interior da armadilha e um pouco de sangue esparramado ao redor do equipamento para despertar o interesse dos carnívoros, principalmente, pelo olfato. 

Segundo o biólogo da Seman, a expectativa é de que pelo menos um dos felinos seja capturado nos próximos dez dias, embora não seja possível especificar o tempo. “Uma vez que ela adentrar e fizer contato com o alimento, ela vai pisar no dispositivo e a porta fecha. Aí, prendemos esse animal”, explica Franco.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por