JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 31 de outubro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Três unidades de saúde oferecem neste sábado coleta de papanicolau e solicitação de mamografia

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WatsApp: 34 99777-7900

16/10/2020 - 18:37:03. Última atualização: 16/10/2020 - 18:38:16.


Unidades de Saúde da Família (USF) Lecir Nunes, no Parque das Américas, Dona Aparecida, no Parque São Geraldo, e Unidade Matricial de Saúde (UMS) Maria Tereza, no Bairro de Lourdes, realizarão, neste sábado (17), das 7h às 11h, coleta de papanicolau e solicitação de mamografia das mulheres que procurarem os serviços.

Não é necessário agendamento. A participante deve levar documentos pessoais, como CPF e cartão SUS, e ir de máscara. A USF no Parque São Geraldo também oferecerá teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Conforme a chefe do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Aline Tristão, neste sábado, haverá apenas a ação voltada para o Outubro Rosa nas unidades, observados os cuidados de higiene e distanciamento social devido à pandemia de covid-19. “Teremos mais de uma sala em funcionamento para as coletas, com todo regramento sanitário necessário”, destaca Aline.

Exame de papanicolau é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos de idade, enquanto o pedido de mamografia é indicado para mulheres de 50 a 69 anos, informa Tristão. “As mulheres que estão fora dessa faixa etária, também poderão realizar o exame de mamografia, desde que passem por atendimento médico para avaliar a necessidade do pedido”, explica. Para agendar um horário, a mulher deve entrar em contato com a unidade de referência presencialmente, por telefone ou por meio do agente comunitário de saúde.


 


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

Continua depois da publicidade

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia