CIDADE

Após questionamento popular, Corregedoria vai apurar atuação da GM na Feira da Abadia

Michelle Rosa
Publicado em 13/10/2020 às 16:31Atualizado em 18/12/2022 às 10:16
Compartilhar

Corregedoria do município vai apurar fato envolvendo agentes da Guarda Municipal na prisão de um homem que se negou a usar máscara de proteção facial enquanto transitava pela Feira da Abadia no último domingo (11). Após ser abordado pela falta do equipamento de proteção individual, o homem teria ameaçado e desacatado os agentes de segurança e acabou precisando ser contido, o que gerou questionamento popular, com denúncia de suposto uso de força excessiva. À reportagem, o secretário de Defesa Social, Wellington Cardoso, nega que tenha havido qualquer excesso por parte dos guardas municipais e afirma que eles agiram em conformidade com a lei no presente caso.

Procedimento interno irá apurar também o uso inadequado da máscara de proteção facial por parte dos guardas municipais que atuaram na ocorrência. Questionamentos de populares no local e nas redes sociais chegaram também à reportagem do Jornal da Manhã, incluindo uma foto que mostra um dos agentes usando a máscara no queixo, ao invés de usá-la cobrindo o nariz e a boca, como exige o decreto municipal em vigência. Cardoso explicou que o agente municipal precisou retirar temporariamente a máscara do rosto para restabelecer a ordem no local. "A falta de máscara do GM na hora da confusão foi pra se fazer ouvir, o que é impossível com máscara numa situação daquela", afirma.

A reportagem acionou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Uberaba quanto aos questionamentos. Por nota, a administração municipal limitou-se a informar que “segundo o Boletim de Ocorrência, o cidadão foi incitado a usar máscara e agrediu os guardas verbalmente com palavrões. Ao ser dada voz de prisão por desacato, tentou evadir-se do local sendo contido. Em toda situação de conflito envolvendo servidores nela lotados é instaurado procedimento para apuração pela Corregedoria”. Apesar de outros questionamentos terem sido feitos, não foi dada nenhuma explicação complementar ao caso.

Conforme apurou a reportagem, o homem detido é alvo de outros registros policiais, acusado de diferentes crimes, sobretudo ameaça e lesão corporal, além de cumprimento de mandados de prisão em aberto em pelo menos duas ocasiões. Segundo documento recebido pelo Jornal da Manhã, um dos registros policiais aponta que o homem teria usado o próprio filho, um bebê de dez meses, como uma espécie de "escudo" contra as investidas policiais para sua prisão. 

Entenda o caso. Um homem foi preso após ameaçar integrantes da Guarda Municipal, na feira da Abadia. A situação ocorreu durante patrulhamento comunitário a pé, na avenida Prudente de Morais.

O rapaz, que não fazia o uso da máscara, transitava em local de aglomeração na via quando foi abordado.  Foi solicitado para que o indivíduo colocasse a máscara e o mesmo recusou e começou a xingar os guardas.

Foi dada voz de prisão por ameaça. O mesmo apresentou resistência à prisão, sendo assim foi preciso fazer o uso moderado da força e técnicas de defesa pessoal para que fosse feita a imobilização e algemação. Como medida administrativa foi feito autuação pelo não uso de máscara em via pública. 

O indivíduo ainda foi conduzido a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São Benedito, pois apresentava discreta escoriação no lábio superior. Ainda consta no relatório médico, lá ele também apresentou comportamento alterado e chutou a porta do consultório na entrada.

Ao chegar na Aisp 85 para confecção do Boletim de Ocorrência, o mesmo continuou alterado, batendo a todo momento a algema no banco. Na delegacia de polícia, em diligências com investigadores de plantão, foi constatado que o envolvido havia mentido o nome e outro registro com os dados corretos foi feito.

*Matéria atualizada às 8h40 de quarta-feira, 14 de outubro, com informações recebidas pelo secretário de Defesa Social, Wellington Cardoso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por