CIDADE

Conselho da Educação delibera pelo não retorno às aulas presenciais este ano em Uberaba

Daniela Brito
Publicado em 30/09/2020 às 08:57Atualizado em 18/12/2022 às 09:54
Compartilhar

Por unanimidade, o Conselho Municipal da Educação de Uberaba deliberou pelo não retorno às aulas presenciais em 2020. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária realizada no final da tarde desta terça-feira (29) e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Silvana Elias, como convidada da presidente do conselho, professora Kátia Cilene.  

Para a deliberação, a discussão recebeu argumentos de diversas entidades como SINDEMU, Sinpro-MG e AGEMU – que defendem a não retomada das aulas para este ano. O prefeito Paulo Piau, em entrevista, afirmou que a retomada poderá ocorrer a partir do dia 19 de outubro em Uberaba. Já o governador Romeu Zema anunciou a retomada para o dia 5 de outubro em Minas Gerais

A presidente do Conselho diz que o retorno das aulas presenciais, neste momento, está na contramão dos indicativos para a Covid-19 e traz muita insegurança à saúde das pessoas. “Somos a favor da vida e ainda há alto grau de transmissão e contaminação”, diz. Somente na rede municipal, ela explica que existem 500 professores em situação de risco e outros 200 em licença médica, sem possibilidade de fazer novas contratações. Além disso, ela informa que as escolas não têm estrutura sanitárias para receber os alunos e professores, por serem locais de grande fluxo de pessoas, demandando grandes investimentos.

A deliberação é um grande passo para a não retomada das aulas em 2020. O Conselho Municipal de Educação normatiza o sistema educacional da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II nas escolas municipais e para a Educação Infantil na Rede Privada. Porém, Kátia Cilene informa que conselheiros vão estabelecer um diálogo com o prefeito Paulo Piau. “É uma deliberação muito importante, mas defendemos o diálogo com o prefeito”, diz. Um documento deverá ser elaborado com a deliberação, a ser entregue a Paulo Piau. “Nossa proposta é terminar as atividades escolares deste ano de forma remota”, adianta.

Outro lado. A Secretaria Municipal de Educação, por meio da assessoria de imprensa, informa que não se bateu o martelo ainda sobre a retomada das aulas no município. Para isso, é importante definir planejamento, protocolo e previsão. Ou seja, há uma perspectiva que depende de outros fatores. A pasta informa ainda que a reunião do Conselho foi um diálogo entre as partes. “Não houve deliberações”, diz a nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por