JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 28 de outubro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Pesquisa da CNDL e SPC aponta queda na inadimplência no país

27/09/2020 - 00:00:00. - Por Daniela Brito


Pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil aponta queda na inadimplência no país. Segundo o levantamento, o número de pessoas com contas em atraso teve queda de 1,5% em agosto, comparado com o mesmo mês em 2019.

Embora o índice ainda seja pequeno, o resultado é visto como “importante” pelo presidente da CDL Uberaba, Ângelo Crema. “É mais dinheiro em circulação na praça e, em especial, no comércio”, diz, destacando ainda que o consumidor brasileiro está optando pela pontualidade no pagamento de suas contas e mantendo sob controle suas dívidas, em meio a pandemia.

Além disso, o dirigente acredita que o aumento do índice de adimplência é decorrente da queda da taxa de juros no país, e acredita em uma retomada econômica até o final de 2020. Segundo ele, antes do início da pandemia, o PIB (Produto Interno Bruto) apontava para crescimento “muito bom”. Com a Covid-19, acabou sofrendo forte baque. No entanto, até o fechamento do ano, o indicador deve chegar próximo de 0%, com base na expectativa da recuperação das vendas no varejo.

Ainda segundo o levantamento da CNDL e SPC Brasil, o grupo de consumidores negativados com maior incidência está na faixa etária de 30 a 39 anos (24,8%), sendo em sua maioria mulheres (50,5%). O número de empresas inadimplentes do Brasil teve queda de -4,8% em agosto de 2020 em relação ao mesmo período em 2019. 
 


Leia mais

Continua depois da publicidade

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia