JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 28 de outubro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Live do "Portas Abertas" trata de BPC e cuidadores das pessoas com deficiência

23/09/2020 - 07:42:20. Última atualização: 23/09/2020 - 07:42:43.


A live do Projeto Portas Abertas desta quarta-feira (23), a partir das 13 horas no seu canal no YouTube, vai abordar os temas: “Pessoa com deficiência e o Benefício da Prestação Continuada (BPC)” e “Cuidando de quem cuida”.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Conped, Roberto Carlos Pinto vai explicar as mudanças na solicitação do BPC. Ele também informarà sobre os passos para a montagem do processo na busca pelo Benefício. Vai explanar, ainda, sobre a luta da pessoa com deficiência para manter o Benefício de Prestação Continuada.

Participa dessa live a criadora e diretora da Associação Brasileira Reabilitação Alfabetização Crianças Especiais - Abrace de Uberaba, Liliane Martins. A instituição recebe crianças com deficiência intelectual. Ela fala das necessidades de "tomar conta dos cuidadores dessas pessoas".

Especialista em Educação Inclusiva, a pedagoga, neuropedagoga e neuropsicóloga também foi presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – Condefu.


Serão recebidos durante o programa os profissionais da Casa do Servidor que tratarão de Saúde Laboral. O assunto será abordado pela chefe da Seção de Assistência Social e Psicologia ao Servidor, Nayane Ferreira Gonçalves. Graduada em serviço social e especialista em recursos humanos no setor público, atuou como gestora social dos Programas de Prevenção à Criminalidade no Estado de Minas Gerais Seapa e Presp (2015-2017).

Também da Casa do Servidor estará participando a psicóloga da Seção de Assistência Social e Psicologia ao Servidor e do Centro Integrado de Psicologia e Pedagogia de Uberaba, Bruna Oliveira. Sua especialidade é terapia congnitivo-comportamental. Segundo a coordenadora do Projeto Portas Abertas, secretária executiva e conselheira do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefu), Keila Afonso, essas lives são muito importantes nesse período de pandemia, haja vista que muitas pessoas ainda estão em isolamento social. "Algumas apresentam dificuldades com o emocional abalado, necessitando de apoio, ajuda, esclarecimento para manter a qualidade de vida" , destaca.

Como participar - O Portas Abertas é um projeto da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/Departamento de Proteção Social Especial, realizado sempre às quartas-feiras, desde maio, com o objetivo de levar informação e orientação sobre inclusão durante a pandemia da Covid-19. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura Municipal de Uberaba pelo link. A transmissão acontece na próxima quarta-feira (23), às 13 horas, pelo canal no YouTube da CodeKids e contará com tradução em Libras.


Leia mais

Continua depois da publicidade

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia