CIDADE

Mirante Uberaba 200 anos é inaugurado e já pode receber visitantes

Publicado em 21/09/2020 às 15:43Atualizado em 18/12/2022 às 09:41
Compartilhar

Fotos/Flickr/Codau  

  Um novo parque verde planejado para marcar o bicentenário de Uberaba foi inaugurado neste último sábado (19). O Mirante Uberaba 200 anos/Parque Netinho Guaritá é um espaço público para toda a família, com opções para atividades ao ar livre, esportes e lazer e contemplação do horizonte. O complexo do Mirante e Parque ocupa uma área de quase 76 mil metros quadrados, localizada no Parque Tecnológico, no mesmo ponto onde foi o marco da inauguração da Univerdecidade em 1996.    “O Mirante Uberaba 200 anos– Parque Netinho Guaritá – é um presente para a cidade. Fruto de um TAC com o Ministério Público, é um amplo espaço multiuso, próprio para os passeios e eventos, aos moldes dos grandes parques da Europa. Ele confere uma vista única, com um horizonte amplo e belo de Uberaba. Estávamos programando a entrega para o final de abril ou começo de maio, mas com a pandemia, foi necessário parar”, ressaltou Luiz Guaritá Neto, presidente da Codau.    Somente o Mirante ocupa uma área de 12 mil m2 em piso de concreto, e também há uma outra arena menor aberta, onde é possível apresentação de pocket shows, com possibilidade do público se sentar no gramado do entorno do palco.  A entrada e saída do complexo do Mirante/Parque Netinho Guaritá é pela Avenida Randolfo Borges Júnior, próximo ao Parque das Barrigudas, na Univerdecidade. Há um estacionamento de veículos, motos e vários bicicletários.   

  A  Fundação Cultural já realizou chamada pública para o funcionamento de food-trucks no Mirante. Todo o Parque também funcionará no período noturno, já que foram instalados quase 100 postes de iluminação de LED.E além disto, há sete câmeras de segurança que foram posicionadas para vigiar todas as áreas internas do complexo.   A arborização só na área do Mirante conta com mais de 500 árvores, plantadas para oferecer sombreamento e bem estar para os frequentadores. O Mirante e o Parque linear, inaugurado também no sábado (19), são conectados um ao outro e contemplam outras centenas de árvores plantadas ao longo do trajeto. “Eles são os dois marcos mais visíveis do bicentenário de Uberaba”, ressaltou o prefeito Paulo Piau durante a inauguração do novo espaço de lazer e convivência.   “Ainda temos (aqui na Univerdecidade) 300 hectares de área verde, entre reserva legal e área de preservação permanente. Embora seja uma área da Embrapa, já existe um projeto no plano diretor para a ocupação da Fazenda Modelo, para que os uberabenses usufruam na integridade, tanto no aspecto do lazer, quanto do conhecimento”, ressaltou Piau.   Netinho Guaritá. Na ponta do platô do Mirante está a estátua, em bronze de Netinho Guaritá, produzida em tamanho natural pelo artista Zellito Rocha. A estátua é uma doação da empresa RCGuaritá e está posicionada ao lado de duas lunetas, instaladas para contemplação do horizonte, das estrelas e lua. O local também recebeu outras esculturas de ferro e três painéis pintados por artistas uberabenses.  Ao redor de todo Parque foram instalados dezenas de bancos de madeira.   

  Na inauguração do Mirante a família do vice-prefeito João Gilberto Ripposati fez uma homenagem a ele. Também estiveram na solenidade secretários municipais, além do secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes Cordeiro. E a neta do patrono do parque, Nanda Guaritá falou em nome dos familiares do homenageado. Ela lembrou o que Netinho Guaritá dizia a todos sobre Uberaba: ‘Ele tinha certeza que nenhum lugar do mundo lhe traria mais realizações. E a frase que ele dizia era a seguinte: “Aqui nasci, aqui quero morrer”.  O jornalista Netinho Guaritá escreveu por mais de 50 anos no extinto jornal Lavoura & Comércio. Assinou as páginas “Esportes na Onda” e “Observatório, foi narrador de jogos de futebol e fazia o célebre programa ‘Crônica ao Meio Dia’ na rádio PRE-5.Ele também foi apresentador na TV Triângulo, em Uberlândia.    Dezenas de ciclistas também participaram da inauguração, pois o evento foi aberto com um passeio de bicicleta, levando famílias e esportistas para o local, que atentaram para o uso de máscaras e distanciamento em virtude da pandemia do Coronavírus.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por