CIDADE

Profissionais da Enfermagem protestam pela criação de piso para a categoria

Daniela Brito
Publicado em 18/09/2020 às 12:00Atualizado em 18/12/2022 às 09:36
Compartilhar

Embora os manifestantes fossem poucos, por conta da pandemia, havia profissionais da macrorregião sanitária de Uberaba e Uberlândia (Foto/Jairo Chagas)

Movimento #CrieOPisodaEnfermagem realizou ato público na manhã desta quinta-feira (18) na Praça Rui Barbosa. O manifesto tem o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG).

Trajando roupas brancas, os profissionais – enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem – realizaram um protesto pacífico, utilizando cartazes com palavras de ordem, exigindo o pagamento do piso salarial e a valorização da categoria. Além disso, havia ainda cruzes de madeira e dois bonecos, representando os profissionais de enfermagem e as vítimas da Covid-19.

Embora os manifestantes fossem poucos, por conta da pandemia, havia profissionais da macrorregião sanitária de Uberaba e Uberlândia. De acordo com uma das organizadoras, a enfermeira Maria Sandra Tapajos, a enfermagem é uma profissão que funciona 24 horas e a melhor estratégia é criar o piso salarial e estabelecer a carga horária de trabalho. “Desta forma, a nossa força de trabalho será mais bem utilizada, com alternância entre os profissionais. Isso é necessário para superar obstáculo físico que sucumbe a enfermagem, que é absorvido a cada gota, gerando uma sobrecarga de trabalho”, diz. Ainda segundo ela, o tempo de repouso não é suficiente para o descanso. “E ao retorno de sua jornada o sentimento de cansaço ainda persiste para o profissional”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por