CIDADE

Em meio à manifestação de bancários contra demissões, Procon fiscaliza fechamento de agências em Uberaba

Daniela Brito
Publicado em 18/09/2020 às 11:27Atualizado em 18/12/2022 às 09:36
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Bancários se reuniram em manifestação na porta do Itaú contra as demissões promovidas pelo banco (Foto/Jairo Chagas)

Bancários realizaram na manhã desta sexta-feira (18) manifestação denunciando demissões no Banco Itaú. O ato que ocorreu em frente a agência da avenida Leopoldino de Oliveira, esquina com a Guilherme Ferreira.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba, Diego Bunazar, uma funcionária do banco foi demitida na última segunda-feira na cidade e, em todo país, a previsão é de ocorrerem três mil demissões com o fechamento de noventa agências.

O dirigente diz há um compromisso fechado entre movimento sindical e bancos privados para que não ocorra nenhuma demissão durante a pandemia. “Mas, na prática, este compromisso não está sendo cumprido”, diz. Diego Bunazar, lembra que o Santander, desde julho, vem promovendo demissões, inclusive, em Uberaba

O dirigente analisa com muita indignação esta postura já que as empresas do ramo financeiro são aquelas que menos sofrem os impactos decorrentes da pandemia. Segundo ele, somente o Banco Itaú, no ano passado, lucrou R$ 28 bilhões, “tendo condições de manter os empregos”. Além disso, as demissões prejudicam diretamente a qualidade do atendimento e a prestação de serviços.

Em nota encaminhada a reportagem, O Itaú Unibanco esclareceu que retomou este mês alguns processos internos que estavam suspensos desde março na área de Pessoas, em razão da pandemia de Covid-19. “Entre esses processos, estão contratações e demissões”, informa. Segundo o texto, são movimentações, portanto, que fazem parte da retomada da rotina normal do banco. “Como já informado anteriormente, o Itaú Unibanco tomou a decisão de manter em home office, pelo menos até o fim de janeiro de 2021, todos os colaboradores que já estavam trabalhando desta forma”, finaliza a nota. Fechamento de agências na mira do Procon

Em meio à demissão denunciada pelo Sindicato dos Bancários, o Procon Uberaba vai notificar instituições bancárias que iniciaram o processo de fechamento de agências sob a justificativa de mudança de comportamento dos consumidores. O argumento dos bancos é que a maioria dos clientes migrou do serviço físico para o digital, defendendo que essa mudança de comportamento permite a redução do atendimento presencial.

Para o presidente do Procon Uberaba, Marcelo Venturoso, muitos serviços devem ainda ser resolvidos dentro das agências e o fechamento gera precarização do atendimento. Segundo ele, o fechamento das agências tem provocado, principalmente em dias de pagamento, aglomeração de pessoas e precarização do atendimento em geral. “O Procon tem tentado buscar respostas dos bancos para que apresentem justificativas adequadas para o fechamento das agências”, informa.

Conforme adianta, a fiscalização será intensificada na próxima semana e se for constatado desrespeito ao tempo de fila previsto na Lei 10.304/2007, os bancos serão autuados.

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